Prêmio Jabuti 2018

Estão abertas as inscrições para o mais importante e tradicional concurso literário do Brasil, o Prêmio Jabuti de Literatura.


Considerado um dos maiores e mais amplos do país, o prêmio irá contemplar este ano 18 categorias, que abrangem as diversas áreas de criação e produção do livro, entre elas, a tradução, a ilustração, a capa e o projeto gráfico. Além das categorias tradicionais como o romance, os contos e crônicas, a poesia, entre muitas outras. Sem falar nas categorias, Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, que são as mais cobiçadas do prêmio.

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o concurso é aberto a editores, escritores, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers, que podem concorrer apenas com obras inéditas, de autores brasileiros, natos ou naturalizados, publicadas em língua portuguesa no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017.

As novidades

Comemorando sua 60ª edição, o prêmio contará com inúmeras mudanças, com o intuito de se aproximar dos leitores e democratizar ainda mais o Jabuti, que nos últimos anos tem tido seu foco no mercado editorial. Uma delas é que não haverá mais premiação para o segundo e terceiro lugar e o vencedor de cada categoria será conhecido apenas durante a cerimônia.

Dentre as muitas mudanças uma das mais comentadas tem sido a diminuição das categorias, que passam de 29 para 18, e serão, a partir deste ano, divididas em quatro eixos, sendo eles “Literatura”, “Ensaio”, “Livro” e “Inovação”, que contará com uma nova categoria, “Formação de Novos Leitores”, especialmente dedicada às ações de incentivo à leitura.

Outra novidade é que o Jabuti passa a aceitar obras enviadas no formato PDF, assim como inscrições diferenciadas para os autores independentes, cujo valor das inscrições será menor. Sem falar, é claro, no aumento no valor dos prêmios.

As inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de junho pelo site oficial do prêmio. As obras concorrentes nos eixos “Literatura” e “Ensaio” devem ser enviadas por meio do site oficial, caso a editora não disponha do arquivo em PDF da obra original deverá enviar pelo correio. Já os concorrentes no eixo “Livro” devem enviar cinco exemplares da obra inscrita, pelo correio, junto com uma cópia da ficha de inscrição, para o seguinte endereço:

60° Prêmio Jabuti
Câmara Brasileira do Livro
Av. Ipiranga, 1.267 – 10º andar 
CEP 01039-000
São Paulo – SP

Os vencedores de cada categoria, exceto a de “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”, serão premiados com a quantia de 5.000 reais, além de receber o troféu Jabuti. Sendo que, o autor vencedor da categoria “Livro do Ano” será contemplado com o troféu Jabuti Dourado e a quantia de 100 mil reais.

O Júri

A comissão julgadora do prêmio continua sendo formada por três profissionais habilitados para cada categoria, no entanto as obras inscritas serão analisadas em uma única fase, na qual cada jurado escolherá treze livros dentre os inscritos, aos quais atribuirá notas diferentes.

Sendo assim selecionados os dez títulos com maior média que constituirão a lista de dez finalistas de cada categoria. A partir da compatibilização das listas dos livros selecionados, a obra que receber maior pontuação será considerada vencedora do Prêmio Jabuti, em sua categoria. 

Para mais informações confira o regulamento do prêmio no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário