Fórum das Letras de Ouro Preto 2015

A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais se torna palco esta semana do tradicional Fórum das Letras, que este ano irá homenagear o renomado autor e jornalista Graciliano Ramos.


Com o tema “Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão”, o evento, que acontece até o dia 8 de novembro, contará com a presença de cerca de 80 autores nacionais e internacionais, além de personalidades do meio literário, que irão discutir, em mais de 40 sessões, a literatura, a arte, a política, a poesia, a música, o jornalismo, os quadrinhos, e muito mais.

Sendo que, um dos destaques deste ano será o início das atividades da primeira Casa de Refúgio para Escritores da América Latina, anunciada na edição 2014, quando os representantes do International Cities of Refuge Network (Icorn) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) assinaram a carta de intenção.

Programação

Em sua 11ª edição, o evento promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exposições, shows, oficinas, workshops, apresentações artísticas, lançamentos literários, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira.

Entre eles o cartunista Laerte Coutinho, o premiado autor Marcelino Freire, a poetisa e atriz Elisa Lucinda, os jornalistas e autores Miriam Leitão, Audálio Dantas, Felipe Pena e Leonardo Sakamoto. Além dos premiados ilustradores e escritores Mariana Massarani e Roger Mello, da poetiza Ana Elisa Ribeiro, e do autor e Presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, e muitos outros.

O fórum também contará com a presença dos convidados internacionais John Dinges, jornalista americano, referência internacional sobre as atividades da Operação Condor na América Latina, além do escritor e ensaísta Lopito Feijóo, um dos mais importantes nomes da poesia angolana, assim como o poeta, narrador, e dramaturgo português José Luís Peixoto.

Espaços

Assim, durante cinco dias, o Fórum das Letras reúne alguns dos mais renomados escritores, jornalistas, artistas e personalidades de diversas partes do mundo em espaços como o “Ciclo de Jornalismo e Literatura”, o “Fórum das Letrinhas” destinado ao público infantil e o “#DasLetras”, um espaço dedicado a debates sobre a relação da literatura com outras artes, questões comportamentais e muito mais. 

Sem falar na tradicional “Programação Principal”, realizada no Cine Vila Rica.  Além do “Fórum das Letras Jurídicas”, organizado pelo curso de Direito da UFOP, que ocorre paralelo ao evento, no qual discute temas envolvendo a literatura e o direito. Há, também, a exposição “A palavra foi feita para dizer”, que acontece na Casa dos Contos, e contará com vídeos, fotos, capas e manuscritos que contam a história do autor homenageado, Graciliano Ramos.

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e idealizado por Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras tem como objetivo promover o diálogo entre autor e público, além de valorizar a identidade, a diversidade e a literatura produzida pelos países de língua portuguesa.

Confira a programação completa no site oficial do Fórum das Letras.

0 Comments:

Postar um comentário