Hay Festival Cartagena 2017

A bela cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, se torna palco de um dos principais eventos culturais da América do Sul, o “Hay Festival”.


Em sua 12ª edição, o evento, que acontece até o dia 29 de janeiro, contará com a presença de mais de 100 convidados de todo o mundo, que irão participar de inúmeros eventos, com o objetivo de promover a literatura local e internacional, a educação, o desenvolvimento, e o intercâmbio cultural.

Imagina El Mundo

Com o tema “Imagine um Mundo Melhor”, o festival irá reunir alguns dos mais renomados escritores, intelectuais e artistas de diversos países para discutir os mais variados assuntos, como a literatura, o jornalismo, a política, a poesia, a filosofia, a economia, a ciência, a arte, o cinema, a música, o meio ambiente, a gastronomia, e muitos outros.

Entre os convidados estarão o autor suíço Joël Dicker (O Livro dos Baltimore), o jornalista cubano e romancista policial Leonardo Padura (Estações Havana), o jornalista e historiador britânico Simon Sebag Montefiore (Os Románov), o poeta, narrador e ensaísta espanhol Fernando Aramburu (Años Lentos), o escritor e tradutor argentino César Aira (A Trombeta de Vime), o premiado ilustrador brasileiro e autor de literatura infantil Roger Mello (Carvoeirinhos). Assim como os escritores Hisham Matar (Líbia), Mano Bouzamour (Países Baixos), Paulina Flores (Chile), Renato Cisneros (Perú), Ana Maria Machado (Brasil) e Santiago Gamboa (Colômbia).

Além do neurocirurgião e autor inglês Henry Marsh, da romancista francesa Majlis Kerangal, do economista, blogger e político grego Yánis Varoufákis, do ativista holandês dos direitos humanos Boris Dittrich, do jornalista e analista político de Bogotá Hassan Nassar, da Chef colombiana Leonor Espinosa, do pianista clássico britânico James Rhodes, do historiador e autor alemão Norman Ohler, e da poetisa canadense, artista visual e ativista dos direitos indígenas e do meio ambiente Natasha Kanapé Fontaine.

Também estão confirmados no evento o cantor Yuri Buenaventura (Colômbia), o guitarrista e produtor musical Phil Manzanera (Reino Unido), o cineasta e autor João Paulo Cuenca (Brasil), a historiadora Andrea Wulf (Índia), a psicanalista e filósofa Cynthia Fleury-Perkins (França), o escritor e blogueiro Iacopo Barison (Itália), o quadrinista Liniers (Argentina), a cartunista Rayma Suprani (Venezuela), e os renomados jornalistas Misha Glenny (Reino Unido), Jon Lee Anderson (EUA), Catalina Gómez (Colômbia), Ahmed Maher (Egito), Luisgé Martín (Espanha) e Carmen Aristegui (México), entre muitos outros.

O Festival

Assim, durante quatro dias, o festival contará com uma programação cultural atraente e diversificada, com direito a palestras, lançamentos de livros, exposições, exibição de filmes, apresentações artísticas, concertos, saraus, premiações, e muito mais.

A começar pela celebração dos 50 anos da publicação da primeira edição da obra-prima de Gabriel García Márquez, “Cem Anos de Solidão”. Para honrar o trabalho do autor colombiano e divulgar seu legado, o Hay Festival e a Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) promovem o evento “O Gosto de Ler”, no qual 60 pessoas selecionadas irão ler fragmentos da obra entre os dia 26 a 28 de janeiro.

Já neste sábado, dia 28, tem a “Gala de Poesía”, um dos eventos mais queridos pelo público do Hay Festival Cartagena, que regressa este ano com a participação de alguns dos mais renomados poetas nacionais e internacionais. Entre eles Harkaitz Cano (Espanha), Joumana Haddad (Líbano), Natasha Kanapé (Canadá), Pedro Mairal (Argentina), Tolentino Mendonça (Portugal), Luna Miguel (Espanha), Amir Or (Israel), Cecilia Balcázar (Colômbia), Horacio Benavides (Colômbia) e William Ospina (Colômbia).

O festival contará ainda com um espaço dedicado ao público infantil e adulto, o “Hay Festival Comunitario”, que também levará a cultura as comunidades mais vulneráveis de Cartagena e demais municípios. Sem falar no “Hay Joven”, um programa de eventos exclusivo para universitários.

O Hay Festival é um evento cultural, que ocorre, anualmente, em várias cidades pelo mundo em diferentes datas, promovendo um encontro de mentes de inúmeros países para compartilhar histórias e discutir sobre diversos temas da atualidade.

Para aqueles que não poderão participar do festival, mas não querem perder as atrações, o Hay Festival Cartagena irá transmitir alguns de seus eventos, ao vivo, pelo streaming do seu site oficial.

Saiba mais no site oficial do Hay Festival Cartagena.

0 Comments:

Postar um comentário