Flipoços 2014

Tem inicio hoje o Festival Literário de Poços de Caldas, a Flipoços, que acontece até o dia 4 de maio, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira de Poços de Caldas.


Com o tema “A Cultura Popular na Arte e na Literatura” e os “50 anos do Golpe Militar”, a edição deste ano irá homenagear o renomado autor e poeta, Ferreira Gullar, e o escritor e professor, Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, considerado uma ilustre personalidade de Poços de Caldas.

Já o país homenageado será Portugal, que irá apresentar um pouco de sua cultura, arte e literatura na Flipoços. Além do estado brasileiro do Maranhão, no qual Ferreira Gullar nasceu, e a Livraria José Olympio, por sua contribuição na divulgação da Literatura Brasileira.

Programação

Em sua 9ª edição, o festival promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira.

Entre eles a poetiza mineira Adélia Prado, o romancista e poeta Luiz Ruffato, as jornalistas e autoras Eliane Brum e Simone Magno. Além dos escritores André Vianco, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Raphael Montes, Paula Pimenta, Jorge Vasconcellos, entre muitos outros.

O festival também contará com a presença dos autores portugueses Luis Miguel Rocha, Pedro Guilherme-Moreira, Joel Neto e o sobrinho de Fernando Pessoa, Luis Miguel Roza Dias, além do romancista e jornalista peruano Eric Frattini.

Assim, durante nove dias, inúmeros escritores, poetas, jornalistas e personalidades, se reúnem para discutir os mais variados assuntos, como a literatura fantástica e de entretenimento, o futebol, o jornalismo e a literatura, a cultura popular e a cultura indígena, entre muitos outros.

Sendo que, uma das novidades desta edição será o “Circuito Pegada Literária”, um projeto que irá levar a literatura e algumas atividades da Flipoços para toda a cidade de Poços de Caldas, compartilhando assim a paixão pelos livros e pela leitura com seus moradores.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

2 comentários:

  1. Bom dia, Iuçara
    Tudo bem, amiga?
    Obrigada por compartilhar, conosco.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia!
      Valeu pela visita, fico feliz que tenha gostado do post.
      Bjs

      Excluir