Flipoços 2014

sábado, abril 26, 2014 Iuçara Soares 2 Comentários


Tem inicio hoje o Festival Literário de Poços de Caldas, a Flipoços, que acontece até o dia 4 de maio, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira de Poços de Caldas.


Como o tema “A Cultura Popular na Arte e na Literatura” e os “50 anos do Golpe Militar”, a edição deste ano irá homenagear o renomado autor e poeta, Ferreira Gullar, e o escritor e professor, Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, considerado uma ilustre personalidade de Poços de Caldas. 

Já o país homenageado será Portugal, que irá apresentar um pouco de sua cultura, arte e literatura na Flipoços. Além do estado brasileiro do Maranhão, no qual Ferreira Gullar nasceu, e a Livraria José Olympio, por sua contribuição na divulgação da Literatura Brasileira.

Programação

Em sua 9ª edição, o festival promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira.

Entre eles a poetiza mineira Adélia Prado, o romancista e poeta Luiz Ruffato, as jornalistas e autoras Eliane Brum e Simone Magno. Além dos escritores André Vianco, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Raphael Montes, Paula Pimenta, Jorge Vasconcellos, entre muitos outros. 

O festival também contará com a presença dos autores portugueses Luis Miguel Rocha, Pedro Guilherme-Moreira, Joel Neto e o sobrinho de Fernando Pessoa, Luis Miguel Roza Dias, além do romancista e jornalista peruano Eric Frattini.

Assim, durante nove dias, inúmeros escritores, poetas, jornalistas e personalidades, se reúnem para discutir os mais variados assuntos, como a literatura fantástica e de entretenimento, o futebol, o jornalismo e a literatura, a cultura popular e a cultura indígena, entre muitos outros.

Sendo que, uma das novidades desta edição será o “Circuito Pegada Literária”, um projeto que irá levar a literatura e algumas atividades da Flipoços para toda a cidade de Poços de Caldas, compartilhando assim a paixão pelos livros e pela leitura com seus moradores.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

2 comentários:

  1. Bom dia, Iuçara
    Tudo bem, amiga?
    Obrigada por compartilhar, conosco.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia!
      Valeu pela visita, fico feliz que tenha gostado do post.
      Bjs

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!