quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Mais de cem países comemoram hoje, 23 de abril, o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.


Durante todo o dia, milhões de leitores de diversos países celebram a data com feiras do livro, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitas outras atrações.

Mafalda e a Capital do Livro

A UNESCO, por exemplo, irá celebrar a data com uma exposição sobre os 50 anos da famosa personagem Mafalda, uma menina rebelde, que também ama a paz, criada pelo cartunista argentino Quino. 


Também hoje, Port Harcourt, na Nigéria, se torna oficialmente a Capital Mundial do Livro 2014, um título concedido, anualmente, pela UNESCO a uma cidade em reconhecimento a qualidade de seus programas de promoção do livro e da leitura.

Rosas entre Livros

Já no Brasil, a cidade de Belo Horizonte comemora a data com a 16ª edição da “Festa São Jorge – Rosas entre Livros”, pois segundo a antiga tradição catalã, 23 de abril, também é o dia de São Jorge, no qual os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha em troca de um livro.


Assim, de acordo com a tradição, as 200 primeiras pessoas que doarem livros irão receber uma rosa. evento, promovido pelo projeto literário “Sempre um Papo”, será realizado na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, das 17h às 21h. A entrada é grátis.

World Book Night

Há também a World Book Night, uma celebração anual que tem o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.


Todos os anos, mais de 30 livros são escolhidos por um grupo independente de bibliotecários e livreiros. Sendo que, os autores dos livros renunciam aos seus direitos e os editores concordam em pagar os custos de produção das edições impressas.

Em sua quarta edição, o evento que teve início no Reino Unido, também acontece em diversos países, como a Alemanha, os Estados Unidos e a Irlanda, que também aderiram à causa. Assim, nesta quarta-feira, milhares de pessoas saem às ruas distribuindo cerca de meio milhão de livros aos membros de suas comunidades, compartilhando a paixão pelos livros e pela Literatura, de pessoa a pessoa.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Um feliz Dia Mundial do Livro a todos os leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário