Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Mais de cem países comemoram hoje, 23 de abril, o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.

Designed by Freepik
Durante todo o dia, milhões de leitores de diversos países celebram a data com feiras do livro, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitas outras atrações.

Mafalda e a Capital do Livro

A UNESCO, por exemplo, irá celebrar a data com uma exposição sobre os 50 anos da famosa personagem Mafalda, uma menina rebelde, que também ama a paz, criada pelo cartunista argentino Quino. 


Também hoje, Port Harcourt, na Nigéria, se torna oficialmente a Capital Mundial do Livro 2014, um título concedido, anualmente, pela UNESCO a uma cidade em reconhecimento a qualidade de seus programas de promoção do livro e da leitura.

Rosas entre Livros

Já no Brasil, a cidade de Belo Horizonte comemora a data com a 16ª edição da “Festa São Jorge – Rosas entre Livros”, pois segundo a antiga tradição catalã, 23 de abril, também é o dia de São Jorge, no qual os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha em troca de um livro.


Assim, de acordo com a tradição, as 200 primeiras pessoas que doarem livros irão receber uma rosa. O evento, promovido pelo projeto literário “Sempre um Papo”, será realizado na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, das 17h às 21h. A entrada é grátis.

World Book Night

Há também a World Book Night, uma celebração anual que tem o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.


Todos os anos, mais de 30 livros são escolhidos por um grupo independente de bibliotecários e livreiros. Sendo que, os autores dos livros renunciam aos seus direitos e os editores concordam em pagar os custos de produção das edições impressas.

Em sua quarta edição, o evento que teve início no Reino Unido, também acontece em diversos países, como a Alemanha, os Estados Unidos e a Irlanda, que também aderiram à causa. Assim, nesta quarta-feira, milhares de pessoas saem às ruas distribuindo cerca de meio milhão de livros aos membros de suas comunidades, compartilhando a paixão pelos livros e pela Literatura, de pessoa a pessoa.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Um feliz Dia Mundial do Livro a todos os leitores!

0 Comments:

Postar um comentário