Psych

Criada por Steve Franks e produzida pela rede americana USA Network, a série de humor policial, que teve sua estreia em julho de 2006, exibiu neste ano a sua última temporada.


Considerada uma das séries de maior duração do canal, Psych conta com oito temporadas, 119 episódios, além de um musical de duas horas, que foi ao ar em dezembro de 2013, após a sétima temporada.

Sinopse

Desde a infância, Shawn Spencer (James Roday) possui um incrível dom de observação e dedução, que durante anos foi aprimorado por seu pai Henry, um policial durão que acreditava que seu filho seguiria seus passos se tornando um oficial da lei. Para isso, ele submeteu Shawn a um treinamento constante, no qual usava jogos e desafios extremos.

No entanto, Shawn decidiu não seguir os passos do pai, do qual se ressente pela forma dura com que o tratou na infância. Mas tudo muda, quando após dar uma dica sobre um crime, cuja reportagem assistiu pela TV, acaba se tornando o principal suspeito da policia.

Para explicar seus conhecimentos sobre o crime e não ser preso, Shawn decide fingir ter poderes paranormais, e com a ajuda de seu melhor amigo Burton "Gus" Guster (Dulé Hill) e de um bizarro e divertido comportamento, ele consegue convencer a todos de que é um vidente.

Com exceção, do chefe dos detetives Carlton "Lassie" Lassiter (Timothy Omundson), que tem serias dúvidas sobre as habilidades de Shawn, já sua parceira, a detetive Juliet "Jules" O'Hara (Maggie Lawson) e a Chefe Interina, Karen Vick (Kirsten Nelson) parecem acreditar no seu dom.

Assim, para o desespero de Lassiter, Spencer e Guster criam a agência “Psych” e se tornam consultores da policia de Santa Barbara. Contando quase sempre com a ajuda de Henry, que apesar de ter uma relação difícil com o filho, decide guardar seu segredo.

Um fato interessante na série são os flashbacks, em preto e branco, que surgem no inicio de cada episódio, mostrando Shawn ainda criança sendo treinado por Henry. Já na época atual vemos como esse treinamento afeta suas decisões e sua vida.

Outro detalhe curioso, é o fato de que em quase todos os episódios há um abacaxi em uma das cenas, o que acabou se tornando uma marca registrada da série. Além de sua música tema “I Know You Know” tocada pela banda The Friendly Indians, do criador da série, Steve Franks.

Das telas para as páginas dos livros

É comum séries de TV serem baseadas em sagas literárias, mas há também aquelas exceções, em que são escritas obras inspiradas em séries, como é o caso de algumas das séries de maior sucesso do canal USA Network.

Assim, das telas para as páginas dos livros temos uma série de cinco livros escritos por William Rabkin, inspirados nas hilárias aventuras de Shaw e Gus. Sendo eles, “A Mind is a Terrible Thing to Read” (2009), “Mind Over Magic” (2009), “The Call of the Mild” (2010), “A Fatal Frame of Mind” (2010), “Mind-Altering Murder” (2011).


Publicados pela editora americana Signet Books, sob o selo Obsidian, os livros de 288 páginas, são escritos em terceira pessoa, no estilo narrativo, mostrando diferentes pontos de vista dos personagens principais.

No entanto, os livros não são exatamente como um episódio estendido do show, tendo uma história bem mais complexa e detalhada. O que pode não agradar muito aos fãs da série, além de deixar os leitores que nunca assistiram ao show meio confusos.

Resumindo, a obra literária não é perfeita, mas também não é de todo ruim, podendo até mesmo proporcionar uma leitura divertida aqueles que querem matar um pouco as saudades de Psych.

O autor

foto: divulgação
William Rabkin é um produtor de TV, roteirista, professor e autor americano, responsável por escrever e produzir inúmeras séries de sucesso, como “Monk”, “Spenser: For Hire”, “Murphy's Law”, “Baywatch”, “SeaQuest DSV”, “Martial Law”, entre outras.


O roteirista também escreveu o piloto da série Psych, além de dois livros sobre escrita para TV, o bem sucedido “Television Writing” (2003), em co-autoria com seu colega Lee Goldberg e “Writing The Pilot” (2011).

Indicado duas vezes para o “Edgar Award” por melhor episódio de TV pela Mystery Writers of America, Rabkin faz parte do corpo docente da Universidade da Califórnia, Riverside's Palm Desert, participando do projeto MFA de Escrita Criativa e Escrita para as Artes Cênicas. O professor também tem lecionado e conduzido workshops para roteiristas de TV, produtores, diretores e executivos de TV e cinema, na Espanha, Alemanha, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda e Brasil.

Series Finale

Para a tristeza dos fãs, após sua sétima temporada, a USA Network decidiu cancelar Psych, mas não antes de produzir uma última temporada, com direito a um especial depois da season finale, para fechar a série com chave de ouro. Além disso, os atores James Roday e Dulé Hill ainda gravaram um vídeo no qual dão adeus aos fãs da série, os chamados “Psych-Os”.

Assim, em 26 de março deste ano, Psych exibiu seu emocionante episódio final intitulado “The Breakup”. Sendo que, em seguida, teve início o especial “Psych After Show”, um programa ao vivo, que contou com a presença de todo o elenco e do criador da série.

Assista ao trailer:



Saiba mais sobre Psych no site oficial da série no canal USA Network.

0 Comments:

Postar um comentário