Utopia ganha nova edição

Um dos mais importantes clássicos de todos os tempos, escrito pelo renomado autor e filósofo britânico Thomas More, está de volta as livrarias em uma nova edição lançada pelo selo Penguin Companhia da editora Companhia das Letras.


Considerada um marco da filosofia moderna e também a origem de um conceito fundamental a todo pensamento humanista, “Utopia”, publicada originalmente em latim no ano de 1516, conta com 216 páginas, tradução de Denise Bottmann e arte de capa feita por Claudia Espínola de Carvalho, além da introdução de Dominic Baker-Smith, tradutor de Thomas More para o inglês e especialista em sua obra.

Nomeada a partir do grego u-topos (não lugar), a ilha de “Utopia” é uma sociedade fundada em leis igualitárias, na qual toda propriedade é comum e as pessoas vivem em harmonia, livres de violência e intolerância, sendo a razão o critério para estabelecer condutas sociais e não o autoritarismo do Rei ou da Igreja. Quem a descreve é o personagem Rafael Hitlodeu, filósofo e viajante, cuja visão de mundo permanece ainda hoje ousada.

A um só tempo sátira política e inauguração de um duradouro gênero literário, “Utopia”, em parte inspirada no livro “A República” de Platão, tornou-se mundialmente sinônimo de uma sociedade ideal, embora impossível, ou até mesmo uma ideia generosa, porém impraticável.

Saiba mais sobre a obra no site oficial da Companhia das Letras.

0 Comments:

Postar um comentário