Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, que tem como objetivo promover e divulgar a literatura mineira e brasileira, reconhecendo grandes nomes e abrindo espaço para os jovens escritores.


Em sua 9ª edição, o prêmio, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) de Minas Gerais, será dividido em quatro categorias: Poesia, Ficção (Romance), Jovem Escritor Mineiro e Conjunto da Obra, na qual será homenageado um autor brasileiro vivo.

Nas categorias Poesia e Ficção (Romance), o concurso é aberto a escritores iniciantes e/ou profissionais, maiores de 18 anos, nascidos e residentes em território nacional. Sendo que está vedada a inscrição de obras do gênero “conto” na categoria Ficção.

Já a categoria Jovem Escritor Mineiro é restrita a pessoas com idade entre 18 e 25 anos, nascidas em Minas Gerais ou residentes no Estado há pelo menos cinco anos. A obra inscrita deverá conter no mínimo 100 páginas.

Enquanto que, a categoria Conjunto da Obra não recebe inscrições, pois cabe a uma comissão especialmente designada indicar um autor cuja obra seja, em seu conjunto, de inegável qualidade e relevância para a literatura brasileira e que tenha ainda contribuído de maneira decisiva para novos rumos da produção e/ou crítica literárias brasileiras.

Os vencedores serão premiados com a quantia de R$ 258 mil, que será dividida entre as quatro categorias do concurso. Sendo 150 mil para a categoria Conjunto da Obra e 30 mil para as categorias Poesia e Ficção (Romance). Já o vencedor na categoria Jovem Escritor Mineiro receberá parcelas de 8 mil, durante seis meses (totalizando 48 mil), para a pesquisa e elaboração de um livro.

As inscrições

Para participar, os interessados devem inscrever, até o dia 29 de abril de 2016, uma obra inédita, que deverá ser protocolada de acordo com as disposições do Edital, no Suplemento Literário de Minas Gerais, ou enviada pelo correio (via sedex com AR) para o endereço a baixo.

Suplemento Literário de Minas Gerais
Avenida João Pinheiro, nº 342, Centro
Belo Horizonte/MG
CEP 30130-180.

Saiba mais sobre o concurso no site da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

0 Comments:

Postar um comentário