Flipoços 2016

cidade mineira de Poços de Caldas se torna palco hoje do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que acontece até o dia 08 de maio, no Espaço Cultural da Urca.


Com o tema “De Camões a Machado de Assis: uma viagem pela literatura clássica”, a edição deste ano pretende realizar uma reflexão sobre a vida e obra de alguns dos grandes nomes da literatura clássica como os escritores Luís Vaz de Camões, Machado de Assis, José de Alencar, Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Fiódor Dostoiévski, dentre muitos outros assuntos interessantes.

Em sua 11ª edição, o evento terá como patrono o renomado historiador, cientista político e autor mineiro José Murilo de Carvalho, membro da Academia Brasileira de Letras. Sendo que, o festival também irá homenagear o renomado escritor, jornalista e historiador carioca Euclides Rodrigues da Cunha (1866- 1909), autor do clássico da literatura brasileira “Os Sertões”. Assim como a professora e autora Benedicta Pires Duarte, considerada uma ilustre personalidade de Poços de Caldas.

Já o país homenageado será o Uruguai, oficialmente República Oriental do Uruguai, que irá apresentar um pouco de sua cultura, arte e literatura na Flipoços. Além do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, que possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, e a Livraria Lello & Irmão, em Portugal, reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, como o jornal britânico The Guardian.

Convidados

Além da já tradicional diversidade de temas e assuntos que reina na Flipoços, o festival deste ano também contará com a participação de inúmeros escritores, poetas, jornalistas e personalidades, que irão discutir os mais variados assuntos como a literatura clássica, o jornalismo, os quadrinhos, a poesia, a arte, a música, a gastronomia, a educação, o livro, a política, as redes sociais, e muito mais.

Entre os convidados nacionais estarão a autora e historiadora Mary Del Priore, a poetiza Alice Ruiz, o fotógrafo J. R. Duran, o Chef Henrique Benedetti, e as jornalistas e autoras Regina Echeverria, Adriana Carranca e Cláudia Nina. Assim como os escritores Paulo Lins, Francisco Azevedo, Lúcia Bettencourt, Iris Figueiredo, Jeanette Rozsas, Paula Fábrio e Sergio Biscaldi.

Além do ator e diretor Ronaldo Marin e do professor de ciência política Carlos Klein, que se reúnem no dia 07 de maio na Arena Cultural para um bate-papo sobre a vida e obra de dois dos maiores escritores de todos os tempos, o russo Fiódor Dostoiévski e o britânico William Shakespeare, que completa este ano 400 anos de morte.

Também estão confirmados o ator, diretor e dramaturgo Euler Santi, a antropóloga e escritora Deborah Goldemberg, o jornalista e escritor Luiz Biajoni, o autor e historiador Clóvis Bulcão, assim como o professor e curador do prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, o poeta, ensaísta e crítico literário Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras, e muitos outros.

Já entre os convidados internacionais estarão à ensaísta e jornalista cultural do Uruguai, Alicia Torres, o escritor moçambicano Mbate Pedro, e a escritora holandesa, radicada no Brasil, Nanette Blitz Konig, amiga da jovem Anne Frank. Além dos autores portugueses Luis Serguilha, Nuno Camarneiro e Luiza Nóbrega, entre outros.

Programação

Assim, durante nove dias, o festival promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, palestras, contação de histórias, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira e estrangeira.

Tudo isso em espaços como a tradicional “Arena Cultural” e o famoso “Circuito Pegada Literária”. Sem falar na 11ª edição da “Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas”, realizada simultaneamente a Flipoços, assim como a “Flipocinhos”, um espaço dedicado especialmente as crianças. Sendo que, em 2016, o Festival irá lançar o “Circuito Cultural Literário Flipoços +”, que promete levar muita cultura, entretenimento, informação e diversão para mais quatro tendas externas.

O Flipoços contará ainda com o concerto “Clássicos da Música” com a Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Poços de Caldas, sob a regência do maestro Juliano Barreto junto com o baixo-barítono Orival Bento Gonçalves, que abrem o festival com chave de ouro num espetáculo que enaltece compositores consagrados como Mozard e Verdi. O show de abertura, que ocorre hoje, às 19h30, no Teatro da Urca, será aberto ao público, sem necessidade de ingresso.

Confira a programação completa do evento no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário