London Book Fair 2016

Tem inicio hoje um dos maiores e mais importantes eventos da indústria do livro, a Feira do Livro de Londres, que acontece até o dia 14 de abril no Centro de Convenções Olympia, em West London.


Em sua 45ª edição, o evento contará com mais de 1.500 empresas de 60 países, incluindo o Brasil, expondo seus livros, participando de eventos e realizando negócios nas áreas de direitos autorais, vendas e distribuição de conteúdo através de impressão, áudio, TV, cinema e canais digitais.

Programação

Com o tema “Creative capital of the world”, o evento irá reunir inúmeros profissionais da indústria editorial de diversas partes do mundo, entre eles escritores, ilustradores e designers gráficos, bibliotecários, editores, livreiros, agentes literários, e muitos outros.

Tudo isso, em espaços como o “Author HQ”, projetado para fornecer conhecimento e ferramentas a escritores que precisam tomar decisões em relação à publicação de seu trabalho, e o “PEN Literary Salon”, no qual são discutidas questões mais sensíveis como a censura e a liberdade de expressão. Há ainda os tradicionais “Literary Translation Centre”, dedicado à tradução, o “The Poetry Pavilion”, dedicado a poesia, e o “The Children’s Hub”, dedicado a literatura infantil e juvenil.

Sem falar no novo pavilhão “Illustrator”, que dá aos ilustradores a oportunidade de expor seus trabalhos como parte de uma galeria de exposição coletiva. Além da 2ª edição do “Literary Festival Forum” e do 31ª Congresso Internacional de Editores, que contará com a presença dos autores mundialmente famosos, Philip Pullman (Reino Unido) e Alaa Al Aswany (Egito).

Autor do Dia

A Feira também contará com diversos eventos abertos ao público em geral, como o tradicional “Author of the Day” (Autor do dia), no qual durante um dia autores convidados participam de seminários, sessões de autógrafos e bate-papos, além de posar para fotos com os fãs.

Entre os convidados deste ano, estará à autora irlandesa de best-sellers internacionais, Marian Keyes, cujos romances já foram traduzidos para 36 idiomas, e venderam mais de 33 milhões de cópias em todo o mundo. Assim como o professor e filósofo sueco Nick Bostrom, diretor fundador do Future of Humanity Institute e do Oxford Martin Programme on the Impacts of Future Technology, além de autor de cerca de 200 publicações, incluindo o best-seller “Superintelligence: paths, dangers and strategies” (2014).

E no último dia do evento, tradicionalmente dedicado a um autor infanto-juvenil, será a vez da renomada escritora e ilustradora alemã Judith Kerr, autora de clássicos como “O Tigre que Veio tomar Chá” (1968) e “The Mog Series” (1970). Além do best-seller autobiográfico “Quando Hitler me roubou o coelho cor-de-rosa” (1971).

A Feira do Livro contará ainda com a presença do aclamado romancista, roteirista, diretor e ator britânico Julian Fellowes, da autora americana Audrey Niffenegger (A Mulher do Viajante do Tempo), do autor e ex-político inglês Jeffrey Archer, da ensaísta e autora russa Alisa Ganieva, do autor best-seller britânico Peter James, da cineasta e romancista chinesa Xiaolu Guo, da dramaturga, poeta e romancista britânica Deborah Levy, da premiada autora americana Meg Rosoff, e da autora e poeta polaca Wioletta Greg, entre muitos outros convidados.

Shakesperience

Nesta edição, a London Book Fair irá prestar uma homenagem especial ao 400º aniversário de morte do renomado escritor e dramaturgo britânico William Shakespeare, lançando o projeto “Shakesperience”, no qual a vida e obra do autor serão celebradas com performances, leituras, promoções e diversos eventos especiais.


Sendo que, pela primeira vez, a feira do livro irá destacar um autor do passado no evento “Authors of Day”, dedicando um dia inteiro a um dos maiores escritores de todos os tempos.  Assim no dia 13 de abril, um grupo de renomados autores, especialistas e intérpretes modernos de Shakespeare, se reúnem para comemorar seu trabalho. Entre eles estarão o premiado escritor e jornalista britânico Howard Jacobson, a romancista americana Tracy Chevalier, presidente do Royal Literary Fund, e a escritora inglesa Jeanette Winterson.

Confira a programação completa no site oficial da The London Book Fair.

0 Comments:

Postar um comentário