Feira do Livro Infantil de Bolonha 2016

segunda-feira, abril 04, 2016 Iuçara Soares 0 Comentários


A cidade italiana de Bolonha se torna palco hoje de um dos mais importantes eventos dedicados à literatura infanto-juvenil, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que este ano terá a Alemanha como país homenageado.


Em sua 53ª edição, o evento que acontece até o dia 7 de abril, no Centro de Exposições de Bolonha, na Piazza Costituzione, também irá celebrar os 100º aniversário do escritor inglês Roald Dahl, autor do clássico “O Livro da Selva”. Assim como os 400 anos de morte dos renomados autores William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Com o tema “Combustível a Imaginação” (Fuel the Imagination), a edição deste ano contará ainda com a presença de inúmeros convidados nacionais e internacionais, como o autor, editor e tradutor britânico Daniel Hahn, a jornalista e autora alemã Susan Kreller, o ilustrador e autor italiano Alessandro Sanna e a escritora americana Veronica Roth, autora da famosa série “Divergente”. Assim como os renomados ilustradores Chris Riddell (Reino Unido), Nadia Budde (Alemanha), Roger Mello (Brasil), Aljoscha Blau (Alemanha/Rússia), Junko Yokota (Japão), e muitos outros

Fim de Semana para Jovens Leitores

Desde sua primeira edição, em 1964, a Feira do Livro Infantil de Bolonha tem sido dedicada, exclusivamente, aos profissionais do mercado editorial internacional, como autores, ilustradores e designers gráficos, tradutores, editores, agentes literários, livreiros, bibliotecários, professores, entre muitos outros.

No entanto, pela terceira vez, o evento irá abrir suas portas ao público permitindo a entrada de crianças, jovens e suas famílias, além de milhares de fãs da literatura infanto-juvenil, que durante, os dias 8 a 10 de abril, desfrutam da 3ª edição do “Fim de Semana para Jovens Leitores”, no qual poderão conferir os últimos lançamentos literários, as grandes exposições e participar de encontros com renomados autores e ilustradores da literatura infanto-juvenil.

Além de conferir a grande Biblioteca Internacional, nos dois mil metros quadrados do Hall 21, que oferece milhares de livros dos melhores editores de todo o mundo, presentes na Feira do Livro Infantil de Bolonha. Sem falar, nas 19 premiações e menções honrosas realizadas durante o evento, entre elas a primeira edição do Prêmio Strega Ragazze e Ragazzi.

Programação Profissional

Assim, nos próximos quatro dias, cerca de 1.200 expositores de 98 países, incluindo o Brasil, além de milhares de profissionais do mundo inteiro, se reúnem em uma área de mais de 24 mil metros quadrados, para expor seus trabalhos, fazer negócios e participar de palestras, lançamentos, exposições, conferências, debates e bate-papos sobre os mais variados assuntos, como a literatura, a ilustração, o livro digital, as graphic novels, a música, o cinema, a arte, a educação, e muito mais.


Sendo que, este ano o evento irá dedicar pela primeira vez um pavilhão inteiro, o Hall 32, às mídias digitais, em resposta ao crescente interesse no meio literário em novas mídias. Uma das maiores novidades da feira o “Bologna Digital Media”, será palco para um debate internacional sobre as últimas tendências em aplicativos infantis, novas mídias e produções de TV e Cinema. Além de masterclasses realizadas por especialistas internacionais em mídia digital, edição e licenciamento.

A Feira do Livro contará ainda com as já tradicionais áreas, como o “Café Autores”, o “Centro de Tradutores” e a “Exposição Ilustradores”, que celebra 50 anos nesta edição, com uma exibição especial de obras dos 50 mais talentosos artistas de todo o mundo, que marcaram a história da Exposição de 1967 até os dias atuais. E por falar em exposições, o país convidado de honra do evento, a Alemanha, irá apresentar aproximadamente 300 obras originais de cerca de 30 de seus melhores ilustradores nos 300 m2 da exposição “Olhe!”.

Confira a programação completa do evento no seu site oficial.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!