Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil

O país comemora hoje o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao aniversário do escritor, contista, ensaísta, tradutor, editor e jornalista Monteiro Lobato.


“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar” – Monteiro Lobato

Um dos grandes nomes da literatura brasileira, nascido na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) é autor de histórias e personagens inesquecíveis, que até hoje encantam crianças e adultos, como a série “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e o personagem Jeca Tatu.

Considerado o precursor da literatura infantil no Brasil, o escritor, provocou uma verdadeira revolução na indústria literária da época com suas obras inovadoras, que despertam o imaginário e ensinam lições valiosas as crianças.  Sendo que, Lobato também traduziu e adaptou inúmeros clássicos da literatura, entre eles “Contos de Grimm”, “Alice no País das Maravilhas”, “Robin Hood”, e muitos outros.

No entanto, embora mais conhecido por suas obras infantis, que misturam de forma cativante o folclore brasileiro com a mitologia grega, os quadrinhos e o cinema, Monteiro Lobato também é autor de inúmeros contos, crônicas, artigos, críticas literárias, um romance, e até mesmo uma autobiografia. Além ser responsável pela tradução das obras de grandes nomes da literatura mundial, como Arthur Conan Doyle e Jack London.

Eventos especiais

Assim, para celebrar a data inúmeros eventos serão realizados em diversas partes do país, a começar pela cidade mineira de Belo Horizonte, que além da 5ª edição da Bienal do Livro de Minas, contará com um Piquenique Literário, no Parklet da Antônio de Albuquerque, no Savassi.

Já na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, várias atividades serão realizadas, entre os dias 18 a 20 de abril, na Praça Alencastro, entre elas a exposição de livros, que serão espalhados e pendurados nas árvores. Enquanto que na cidade pernambucana de Recife, o dia é comemorado com a ação “Compartilhando Histórias”, que promove a doação de livros.

Feliz Dia Nacional do Livro Infantil, leitores! J

Saiba mais sobre a vida e obra de Monteiro Lobato no L&PM Blog ou no site Terra.

0 Comments:

Postar um comentário