Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

sábado, abril 23, 2016 Iuçara Soares 0 Comentários


Milhares de leitores e autores do mundo inteiro celebram hoje, 23 de abril, o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.


Durante todo o dia, mais de cem países comemoram a data com feiras do livro, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitas outras atrações. Sendo que, neste dia, também é celebrado os 400 anos da morte de dois grandes mestres da literatura, William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Feiras Literárias

No Brasil, por exemplo, a data é comemorada com inúmeros eventos, a começar pela 5ª edição da Bienal do Livro de Minas, que realiza hoje apresentações artísticas, oficinas, contações de histórias e encontros com renomados autores da literatura brasileira.


Enquanto que, na Argentina, as comemorações ocorrem na 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que este ano terá a cidade espanhola Santiago de Compostela como convidada de honra, além de contar com uma programação ampla e diversificada que inclui mais de mil eventos, incluindo uma homenagem especial aos 400 anos de Cervantes e Shakespeare.

Já na 29ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), que este ano tem a Holanda como país homenageado, a data é celebrada com apresentações artísticas, contações de histórias, oficinas, lançamentos, debates e bate-papos com inúmeros autores, e muito mais.

World Book Night

Há também a World Book Night, uma celebração anual que tem o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.


Em sua 6ª edição, o evento desde ano, organizado pela The Reading Agency, teve 15 livros escolhidos por um grupo independente de bibliotecários e livreiros. Sendo que, os autores dos livros renunciaram aos seus direitos e os editores concordaram em pagar os custos de produção das edições impressas.

Assim, neste sábado, milhares de pessoas saem às ruas, no Reino Unido, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Irlanda, distribuindo mais de 250 mil livros aos membros de suas comunidades, compartilhando a paixão pelos livros e pela leitura, de pessoa a pessoa.

Nesta edição, o World Book Night também irá prestar sua homenagem ao aniversário do escritor e dramaturgo britânico William Shakespeare, e aos 400 anos de sua morte, com um evento de gala na British Library, que contará com a presença de autores e atores, que celebram os temas e a linguagem de Shakespeare, lendo seus textos preferidos, fazendo conexões criativas entre os livros da lista e as peças do autor.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Um feliz Dia Mundial do Livro a todos os leitores! J

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!