Feira do Livro Infantil de Bolonha 2018

A cidade italiana de Bolonha se tornou palco esta semana de um dos mais importantes eventos dedicados à literatura infanto-juvenil, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que este ano teve a China como convidada de honra.


Em sua 55ª edição, o evento que aconteceu no Centro de Exposições de Bolonha, na Piazza Costituzione, contou com uma nova identidade visual criada pela ilustradora francesa Chloé Alméras e pela agência Chialab.

Com o tema “Terra Fértil para Conteúdo Infantil” (Fertile Ground for Children's Content), a edição deste ano contou ainda com a presença de inúmeros convidados nacionais e internacionais, como o escritor e cartunista americano Jeff Kinney (Diário de Um Banana), a escritora inglesa Cressida Cowell (Como Treinar o seu Dragão), e o autor espanhol Lluís Prats Martínez, que ao lado da escritora italiana Paola Zannoner venceu o Prêmio Strega Ragazze e Ragazzi 2018. Há ainda os renomados ilustradores Chris Riddell (Reino Unido), Suzy Lee (Coreia do Sul), Sergio Ruzzier (Itália), Roger Mello (Brasil), e muitos outros.

A feira do livro

Há mais de 50 anos, a Feira do Livro Infantil de Bolonha tem sido dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial internacional, como autores, ilustradores, designers gráficos, tradutores, editores, agentes literários, livreiros, bibliotecários, professores, entre muitos outros. No entanto, pela quarta vez, o evento abriu suas portas ao público permitindo a entrada de crianças, jovens e suas famílias, além de milhares de fãs da literatura infantil, da ilustração e de todas as demais formas de narrativa que combinam imagens e palavras. 

Tanto profissionais quanto o público em geral tiveram a oportunidade de aprender sobre as últimas tendências da indústria, conhecer os vencedores dos mais prestigiados prêmios internacionais, conferir os últimos lançamentos literários, as grandes exposições e participar de encontros com renomados autores e os mestres da ilustração da literatura infanto-juvenil.

Além de participar da segunda edição do “BOOM! Crescendo nos livros”, um programa de eventos que acontece até o dia 31 de março na Feira do livro, em bibliotecas, museus e muitos outros espaços pela cidade a fora. O programa visa as grandes transformações nos últimos anos da produção cultural e artística para crianças e jovens, apresentando cerca de 30 exposições, dezenas de eventos abertos ao público, além de workshops, atividades escolares e iniciativas para os mais jovens.

Programação Profissional

Durante quatro dias, cerca de 1.390 expositores de 100 países, incluindo o Brasil, além de milhares de profissionais do mundo inteiro, se reuniram em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, para expor seus trabalhos, fazer negócios e participar de palestras, lançamentos, exposições, workshops, conferências, debates e bate-papos sobre os mais variados assuntos, como a literatura, a ilustração, o livro digital, o audiobook, o jornalismo, as graphic novels, a música, o cinema, a arte, a educação, e muito mais, nos diversos espaços da feira do livro.

Como o “Bologna Digital Media”, criado especialmente para compartilhar as atualizações mais recentes e os produtos mais inovadores na área de conteúdo digital para crianças, que em sua terceira edição discutiu temas como o mercado de audiobooks e as últimas novidades em tecnologias de AR. Além das últimas tendências em aplicativos infantis, novas mídias e produções de TV e Cinema. Tudo isso em espaços como o “Café Digital” e a “Sala Digital”, onde os expositores e os visitantes experimentam e discutem a inovação na publicação multimídia.

Sendo que, este ano, a área também sediou o inovador “The Illustrators’ Survival Corner”, um espaço reservado aos ilustradores iniciantes e profissionais. Um lugar onde eles podem compartilhar experiências, sucessos e preocupações profissionais, assim como participar de um programa diário, gratuito, de atividades, reuniões e workshops.

A Feira do Livro contou ainda com as já tradicionais áreas do “Café Autores”, do “Centro de Tradutores” e da “Exposição Ilustradores”, que teve uma exibição especial de obras dos 75 mais talentosos artistas de 25 países, representantes de diversos estilos e culturas. Entre eles a autora e ilustradora brasileira Maria Stela Fortes Barbieri e o ilustrador da Croácia, Vender Vernić, vencedor do Prêmio Internacional de Ilustração – Fundación SM 2018.

E por falar em exposições, o país convidado de honra do evento apresentou uma exibição de arte antiga chinesa com 150 ilustrações originais. Também teve a exposição ao ar livre com os trabalhos do premiado autor e ilustrador Chris Riddell, na qual foram exibidos uma coleção de retratos de romances, que ele escreveu e ilustrou. Assim como a exposição em homenagem a renomada ilustradora Helen Oxembury, com mostras de seus livros e projeções de imagens. 

Além disso, inúmeras premiações e menções honrosas foram realizadas durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, entre elas a terceira edição do Prêmio Strega Ragazze e Ragazzi e a 53ª edição do Bologna Ragazzi Award. Além do anúncio do vencedor do The Astrid Lindgren Memorial Award 2018 e do Hans Christian Andersen Award 2018, entre vários outros.

Saiba mais sobre o evento no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário