IBBY anuncia vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen de Literatura 2018

A escritora japonesa Eiko Kadono e o ilustrador russo Igor Oleynikov foram anunciados como os vencedores do renomado Prêmio Hans Christian Andersen, durante a 55ª edição da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.

Imagem: Divulgação
O prêmio, cujo nome é uma homenagem ao escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, existe desde 1956, e é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (IBBY) a escritores e ilustradores vivos, cujas obras deram uma contribuição duradoura para a literatura infantil e juvenil.

Melhor Escritora

Nascida na cidade de Tóquio, em 1935, com apenas dez anos, Eiko Kadono foi forçada a fugir da cidade por causa da Guerra. Inspirada nessa triste experiencia surgiu uma de suas mais conhecidas histórias, “Rasuto Ran”. Ao longo dos anos, Kadono formou-se em Literatura Inglesa pela Universidade de Waseda, morou por dois anos no Brasil, e além de livros infantis de sucesso, também escreveu obras de não-ficção e ensaios acadêmicos. 

Sendo que, sua obra mais conhecida é o livro de fantasia infantil, “Kiki’s Delivery Service” (1985), sobre uma jovem bruxa em treinamento que inicia um serviço de entrega em uma cidade litorânea de Koriko. Sucesso de público e crítica, o livro foi premiado com o Noma Prize for Children’s Literature e o Shogakukan Children’s Publication Culture Award, entrou para a Lista de Honra do IBBY, e foi adaptado para as telas, em 1989, como uma animação de Hayo Miyazaki. Além de ter ganhado mais cinco sequencias escritas por Kadono.

De acordo com o júri do prêmio, “há um charme inefável, compaixão e entusiasmo no trabalho desta grande autora japonesa. Seja em seus muitos livros ilustrados maravilhosos e engraçados, ou em sua grande série de romances sobre a bruxa Kiki, ou em seu romance ambientado durante a Segunda Guerra Mundial sobre uma garota corajosa que precisa atravessar um aterrorizante túnel de árvores para chegar à escola, os livros de Kadono são sempre surpreendentes, envolventes e fortalecedores. E quase sempre divertidos. E sempre afirmando a vida”.

“Embora Kadono tenha viajado muito pelo mundo, suas histórias estão profundamente enraizadas no Japão e nos mostram um Japão cheio de pessoas inesperadas. Suas personagens femininas são singularmente determinadas e empreendedoras. [...] Como tal, elas são perfeitas para este tempo em que todos procuramos meninas e mulheres em livros que possam nos inspirar”, complementa o júri no site oficial do prêmio.

Melhor Ilustrador

Nascido em 1953, na cidade de Lyubersty, próxima a Moscou, Igor Oleynikov, começou sua carreira como animador no estúdio Soyuzmultfilm, e apenas em 1986 deu início à carreira como ilustrador, em periódicos infantis e projetos gráficos de livros. Ao longo dos anos, Oleynikov ilustrou mais de 80 livros infantis, incluindo histórias originais e diversos contos de fadas clássicos.

Segundo o júri do prêmio “Oleynikov é um mestre em design e composição. Além disso, ele traz a vida um elenco extraordinário de personagens - de meninos e meninas, bruxas e gigantes, lobos e tubarões, fadas e trolls, Joshua e Ruth do Antigo Testamento, até mesmo um rato minúsculo brilhante que vai para Harvard!”

O júri acrescenta ainda, no site oficial do prêmio, que “embora ele afirme não gostar de ilustrar crianças "fofinhas", ele é mais do que capaz de criar beleza - em suas paisagens e em seus personagens. Lindos ou não, humanos ou não, explodem de vida, movimento e expressão.”

Considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, o Prêmio Hans Christian Andersen será entregue aos vencedores, no dia 30 de agosto, durante uma cerimônia no 36º Congresso Internacional do IBBY, em Athenas, na Grécia.

Saiba mais sobre o prêmio no site oficial do IBBY.

0 Comments:

Postar um comentário