Fórum das Letras de Ouro Preto 2017

A cidade história de Ouro Preto, em Minas Gerais, se torna palco hoje do tradicional Fórum das Letras, que irá homenagear o renomado poeta e contista mineiro Carlos Drummond de Andrade, no ano em que celebraria seu 115º aniversário.


Com o tema “Sentimento do mundo - A poesia como antídoto” inspirado na obra homônima de Drummond, o evento, que acontece até o dia 26 de novembro, reúne em sua programação gratuita mais de cem convidados nacionais e internacionais, que irão discutir a literatura, o livro, a cultura, a poesia, a música, o jornalismo, as redes sociais, a história, a tradução, a biografia, a diversidade do mundo, o realismo socialista, e muito mais.

Novidades

Em sua 13ª edição, o Fórum das Letras se torna ainda maior, estendendo sua programação para a cidade vizinha, Mariana, e aumentando o seu número de dias. Assim, durante oito dias, o evento contará uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exposições, shows, exibição de filmes e documentários, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos literários, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira e estrangeira.

Além de prestar uma homenagem especial a renomada escritora e ilustradora de livros infantis Ângela Lago, que faleceu em outubro deste ano, ao premiado escritor, vencedor de cinco prêmios Jabuti, João Gilberto Noll, que faleceu em março deste ano, aos 45 anos de morte do poeta e jornalista Torquato Neto e aos 100 anos da Revolução Russa.

Sendo que, outra das novidades desta edição será a assinatura do acordo de cidades irmãs, que será estabelecido entre Ouro Preto e a Cidade Velha, localizada na República do Cabo Verde, na África. Uma importante iniciativa que tem como objetivo auxiliar na transposição das barreiras para a literatura lusófona. “Será um acordo para facilitar o intercâmbio de autores, difundir as manifestações culturais e discutir estratégias de preservação do patrimônio”, explica a coordenadora geral e curadora, Guiomar de Grammont no site oficial do evento.

Convidados

Entre os convidados estarão presentes o cronista e poeta Fabrício Carpinejar, o rapper, escritor e ativista MV Bill, a poetisa e atriz Adriane Garcia, os jornalistas e autores Humberto Werneck, Daniela Arbex, Plínio Fraga, Josélia Aguiar, Audálio Dantas, Leonardo Sakamoto e Mário Magalhães. Além do poeta, ensaísta e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Carlos Secchin e da historiadora, jornalista e professora Marta Maia, curadora do Ciclo Jornalismo e Literatura do Fórum das Letras desde 2010.

Também estão confirmados no evento os autores Paula Pimenta, Laura Conrado, Alexandre Rodrigues, Ana Elisa Ribeiro e Franklin Carvalho, o cantor, compositor e violonista Pedro Morais, a escritora, fotógrafa e roteirista Branca Maria de Paula, assim como o cenógrafo, neto do poeta homenageado,  Pedro Drummond, a jornalista e socióloga Fabiana Moraes, o ator e tradutor Ilion Troya, o poeta Jovino Machado, o contista e romancista Mário Rodrigues, e muitos outros.

Já entre os convidados internacionais estarão o escritor francês Olivier Bourdeaut, autor do premiado romance “Esperando Bojangles” (2017), a cantora americana Lívia Nestrovski, e o escritor e tradutor sérvio, naturalizado português, Dejan Tiago Stanković, responsável pela primeira tradução de José Saramago para o sérvio. Além do político, autor e professor Jorge Carlos Fonseca, atual Presidente da República do Cabo Verde, e do professor, ensaísta, cronista e poeta português Arnaldo Saraiva, autor de mais de 100 livros, distinguido, em 2017, com o Prêmio Seiva Trupe de Letras.

Espaços

Assim, o Fórum das Letras reúne alguns dos mais renomados escritores, jornalistas, ilustradores, artistas e personalidades de diversas partes do mundo em espaços como o “Ciclo de Debates”, o “Ciclo de Jornalismo e Literatura”, o “Fórum das Letrinhas” destinado ao público infantil, o “Literatura em Cena” e a tradicional “Programação Principal”, realizada no Cine Vila Rica. Sem falar no “Espaço CBL”, que discute os assuntos que movimentam o mercado editorial brasileiro, como direitos autorais, prêmios literários, livros digitais e a presença dos livros nacionais no exterior.

Há ainda o “#DasLetras”, um espaço desenvolvido especialmente para o público jovem, com o intuito de reforçar sua relação com o mundo das letras. Com a curadoria de Ray Ribeiro, o evento será composto por três debates, que acontecem no Cine Vila Rica, entre os dias 23 a 25 de novembro, onde diversos nomes da cultura jovem se reúnem para discutir assuntos como a literatura pop, as redes sociais, a música, os conflitos urbanos, e muito mais.

O Fórum também contará com a exposição “Drummond no Calçadão” realizada no anexo do Museu da Inconfidência, que levará para Ouro Preto uma réplica da famosa estátua do poeta localizada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, assinada por Leo Santana, além de vídeos, projeções e poemas. Já a mostra “Drummond Alquimia Poética”, que acontece na Casa dos Contos dos dias 22 a 26 de novembro, exibirá documentos pessoais, diplomas, poemas, crônicas, cartas e relatos que mostram um pouco mais da história do autor homenageado, considerado um dos mais influentes poetas brasileiros do século XX.

Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com parceria cultural do Sesc, e idealizado por Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras tem como objetivo promover o diálogo entre autor e público, além de valorizar a identidade, a diversidade e a literatura produzida pelos países de língua portuguesa. O evento também promove um intenso intercâmbio com países latino-americanos e outros de origem latina, solidificando ainda mais a interação entre estas nações.

Saiba mais sobre o Fórum das Letras em seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário