Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2017

Tem início hoje um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que este ano terá a capital da Espanha, Madrid, como convidada de honra.


Em sua 31ª edição, a Feira do Livro, que acontece até o dia 03 de dezembro nos 34 mil metros quadrados da Expo Guadalajara, no México, conta com a participação de 2.000 editorias, além de mais de 700 autores de 47 países, que irão lançar 400 mil títulos, e participar de debates e bate-papos sobre os mais diversos assuntos, como a literatura, o audiolivro, os e-books, a poesia, o jornalismo, a pós-verdade, a ciência, o cinema, as artes, a ilustração, a política, o diálogo internacional, a sociedade contemporânea, e muito mais.

Convidados

Entre os autores convidados desta edição estarão o escocês Irvine Welsh (Trainspotting), as americanas Claudia Gray (Firebird), Lauren Kate (Fallen), Angie Thomas (O ódio que você semeia), Ava Dellaira (Cartas de Amor aos Mortos) e Mary Kubica (A Garota Perfeita). Assim como o autor e correspondente de guerra americano Jon Lee Anderson (Che Guevara, Uma Biografia), o escritor, jornalista, roteirista, crítico e cineasta francês Emmanuel Carrère, que foi premiado neste sábado com o “Prêmio FIL de Literatura en Lenguas Romances”, e a escritora italiano-brasileira Marina Colasanti, que receberá no evento o Prêmio SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Também estão confirmados os convidados internacionais, Dan Wells (Estados Unidos), Fernando del Paso (México), José Luís Peixoto (Portugal), Azar Nafisi (Irã), Tsitsi Dangarembga (África), Antonia Michaelis (Alemanha), Muriel Barbery (França), Marta Sanz (Espanha), Zhou Jian-Xin (Taiwan), Sibéal Pounder (Reino Unido), Karolina Ramqvist (Suécia), Salla Simukka (Finlândia), Ronny Someck (Israel), Yoon Sung-hee (Coreia do Sul), Mircea Cartarescu (Romênia), Tiziano Scarpa (Itália), Radka Denemarková (República Checa), Sergio Ramírez (Nicarágua), Mercedes Estramil (Uruguai), Abdul Hadi Sadoun (Iraque), Nicole Brossard (Canadá), Héctor Abad Faciolince (Colômbia), Claudia Piñeiro (Argentina), Carlos Yushimito (Peru), e vários outros. 

A literatura brasileira também marca presença na Feira do Livro, com o estande de 90m² “Destinação Brasil”, que em sua sexta edição conta com a participação de inúmeras editoras de diferentes segmentos e 13 autores e personalidades ligadas ao cenário literário brasileiro, entre eles Bernardo Carvalho, João Paulo Cuenca, Veronica Stigger, Luisa Geisler, Franklin Carvalho, Manuela Nascimento, Carlos Henrique Schroeder, Estevão Azevedo, Paula Gicovato, e outros.

O evento

Criada em 1987, e organizada pela Universidade de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo, o que a distingue de outras grandes feiras que acontecem no mundo.

Assim, nos dias 25 de novembro a 03 de dezembro, das 9h às 21h, milhares de leitores do mundo todo podem desfrutar de encontros com seus autores preferidos, além de conhecer os novos lançamentos e participar de mais de três mil atividades. Sendo que nos dias destinados aos profissionais, o evento será aberto ao público apenas das 17h às 21h.

Já nos dias 27 a 29 de novembro, das 09h às 17h, a FIL Guadalajara recebe mais de 20 mil profissionais do mercado editorial internacional, como ilustradores, escritores, editores, tradutores, agentes literários, distribuidores, bibliotecários, entre outros, que se reúnem para fazer negócios e participar de oficinas e seminários, em espaços como o “Salón de Derechos”, o “FILustra”, o “Coloquio Internacional de Bibliotecarios”, e muitos outros.

Programação

Portanto, durante nove dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, com direito a palestras, mesas de debates, lançamentos de livros, oficinas, exposições, saraus de poesia, sessões de autógrafos, exibição de filmes, apresentações artísticas, shows, e muito mais.

Tudo isso em espaços como o “Latinoamérica Viva”, o “Galas de El Placer de la Lectura” e o “Salón de la Poesía”, que comemora sua 10ª edição. Além do Encontro Internacional de Contistas, do “Festival de las Letras Europeas”, do “Encuentro Internacional de Caricatura e Historieta”, e do “Encuentro Internacional de Periodistas”. Assim como a terceira edição do “Salón Literario”, a quarta edição da “Área de Libro Electrónico”, e a quarta edição da “La FIL también es Ciencia”, que conta com a presença de reconhecidos cientistas e divulgadores da ciência.

Sem falar no tradicional FIL Niños, um espaço de 4 mil metros quadrados especialmente dedicado ao público infantil, que nesta edição irá promover a leitura, a escrita criativa e a curiosidade, convidando as crianças a procurar pistas e descobrir mistérios em companhia de alguns dos detetives mais fascinantes da literatura universal. O espaço também conta com 1.500 oficinas, 80 apresentações artísticas e shows, exibição de filmes, assim como salas de leitura, encontros com autores e ilustradores da literatura infantil, e muito mais.

Há também a “FIL Joven”, um espaço projetado para que as novas gerações possam se aproximar dos seus autores preferidos, que nesta edição contará com uma videoconferência especial com a autora alemã Cornelia Funke (Mundo de Tinta). Além do terceiro “Encuentro Nacional de Booktubers” e da celebração do 20º aniversário da saga “Harry Potter” de J.K. Rowling com um concurso de fantasia.

Tem ainda a inauguração do “Salón del Cómic + Novela Gráfica”, que entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro, levará a FIL Guadalajara conteúdo de interesse aos leitores de quadrinhos. Num espaço de 306 metros quadrados, localizado na Área Internacional, o salão contará com 27 stands, inúmeras ofertas, e artistas de vários país da América Latina, assim como diversas atividades relacionadas ao mundo da arte sequencial.

Sendo que, a Feira do Livro também irá realizar uma homenagem especial ao escritor, filósofo, romancista e ensaísta espanhol Fernando Savater, aos 50 anos da obra “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez, e ao romancista mexicano Antonio Sarabia e ao escritor espanhol Juan Goytisolo, que faleceram em junho deste ano.

Confira a programação completa no site oficial da FIL Guadalajara.

0 Comments:

Postar um comentário