Fliaraxá 2017

Tem início hoje o Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá, que este ano está de endereço novo, ocupando boa parte do conceituado Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. 


Com o tema “Língua, Leitura e Utopia”, o evento, que acontece até o dia 19 de novembro, tem como objetivo homenagear à Lusofonia e seus escritores. Tendo como Patrono o escritor português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998, José Saramago, e como autor homenageado o escritor moçambicano Mia Couto.

Assim, durante cinco dias o festival promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a oficinas, palestras, apresentações artísticas, shows, contação de histórias, saraus de poesia, exposições, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira e renomados convidados internacionais.

Convidados

Em sua 6ª edição, o Fliaraxá reúne mais de 80 escritores, ilustradores, jornalistas, personalidades e estudiosos, para discutir os mais variados assuntos, sob a curadoria do idealizador do projeto “Sempre Um Papo”, Afonso Borges.

Entre os convidados estarão o escritor e jornalista Zuenir Ventura, o jornalista e biógrafo Carlos Marcelo, a atriz Bruna Lombardi e a jornalista Daniella Zupo. Assim como a artista plástica, filósofa e escritora Márcia Tiburi, a musicista e cronista Fernanda Takai, o professor e autor Jose Luiz Goldfarb, o geólogo Bruno Riffel, e os ilustradores Eloar Guazzelli e Jô Oliveira.

Também estão confirmados os escritores Leo Cunha, Luiz Ruffato, Cristóvão Tezza, Ana Maria Gonçalves, Ana Paula Maia, Claudio Prado, Mara Senna, Paula Pimenta, Leila Ferreira, Bianca Santana, Paulo Scott e Sérgio Rodrigues. Além do escritor, cartunista e jornalista Dirceu Ferreira, dos jornalistas Luiz Humberto França, Carlos Herculano Lopes e Sérgio Abranches, e muitos outros.

O evento também contará com convidados internacionais, como o escritor e jornalista angolano José Eduardo Agualusa, o poeta, cineasta e escritor angolano Ondjaki, a jornalista, tradutora e escritora nascida na Argentina Lucrecia Zappi, assim como os autores portugueses José Luís Peixoto e Alexandre de Sousa, dentre outros.

Novidades

Uma das novidades desta edição será a grande feira gastronômica organizada pelo projeto Harmonize, que faz sua estreia na Fliaraxá. O espaço irá oferecer aos visitantes pratos típicos da culinária portuguesa e mineira. O público também poderá conferir a exposição “O Lagarto” inspirada no livro homônimo de José Saramago, que conta com ilustrações do gravurista e cordelista pernambucano J. Borges. Sem falar nos shows da banda Pato Fu, nas apresentações da Orquestra Popular de Araxá, e muito mais.

Há ainda o novo painel “Diálogos em Espiral”, que pretende desconstruir o velho modelo de debates e mesas, para que o público possa interagir com os autores com mais dinamismo. O festival também contará com uma programação infantil e juvenil bem especial, com enfoque na homenagem prestada pelo Fliaraxá aos países lusófonos. 

Serão inúmeras atrações como contação de “Histórias que Vem da África”, teatro, oficinas e a presença de inúmeros convidados. Além disso, com o auxílio do Museu do Brinquedo de Belo Horizonte, os mais jovens poderão aprender, de forma lúdica e divertida, as “Brincadeiras tradicionais dos países de língua portuguesa”.

Para aqueles que não poderem comparecer ao Fliaraxá, é possível acompanhar a cobertura em tempo real pelas redes sociais do evento no YouTube, no Twitter e no Facebook.

Confira a programação completa no site oficial da Fliaraxá.

0 Comments:

Postar um comentário