Flipoços 2017

Tem início hoje o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que acontece até o dia 07 de maio, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira de Poços de Caldas.


Com o tema “Minha vida é um romance, qual é o seu? – Policial, drama, suspense ou aventura”, a edição deste ano pretende criar uma linha de diálogo direta entre os escritores, as obras e os leitores. Tendo como patrono o renomado escritor, tradutor e professor amazonense Milton Hatoum, autor da obra “Dois Irmãos”Sendo que, o festival também irá prestar homenagem ao autor, jornalista e documentarista mineiro Murilo Carvalho. 

Assim como ao grande estado do Amazonas, conhecido por sua fauna e flora exuberantes. Já o país homenageado será Moçambique, oficialmente República de Moçambique, que irá apresentar um pouco da sua cultura literária, além de levar a Flipoços uma comitiva de sete dos seus renomados autores. Entre eles Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa, que serão homenageados no festival.

Convidados

Em sua 12ª edição, o Flipoços contará com a participação de inúmeros escritores, poetas, jornalistas e personalidades, que irão discutir os mais variados assuntos como a literatura policial, o romance, o jornalismo, os quadrinhos, a poesia, a arte, o jazz, a gastronomia, a educação, o livro, a política, a história, o papel da mulher na literatura, a sociedade, a cultura, a psicanálise, e muito mais.

Entre os convidados nacionais estarão o premiado escritor Luiz Ruffato, a jornalista e autora Miriam Leitão, a poetiza Mel Duarte, o quadrinista, artista plástico e editor Rafael Coutinho, o Chef Henrique Benedetti, o fotógrafo e jornalista Sérgio Poroger, a autora e roteirista Tati Bernardi, o editor e autor Wilson Gorj e a psicóloga e escritora Kátia Pinno. Assim como os famosos escritores Pedro Gabriel, Gustavo Lacombe, Thalita Rebouças e Carina Rissi.

Também estão confirmados a contista e romancista Jeanette Rozsas, o jornalista e escritor Luiz Biajoni, o mestre em literaturas espanholas e hispano-americanas Sergio Roberto Montero Aguiar, o professor e curador do prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, o romancista Antônio Torres, imortal da Academia Brasileira de Letras, e muitos outros. Sendo que, entre os convidados internacionais estarão o escritor e ilustrador português Afonso Cruz, e os autores e poetas moçambicanos Mbate Pedro, Lucilio Manjate, Sangare Okapi, Dany Wambire, Rui Laranjeira, e outros.

Programação

Durante nove dias, o público irá desfrutar de uma programação cultural variada e dinâmica, com mais de 120 atividades, como exibição de filmes, saraus, oficinas, apresentações artísticas, shows, lançamentos literários, sessões de autógrafos, palestras, contação de histórias, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira e estrangeira.

Tudo isso em espaços como a tradicional “Arena Cultural” e o famoso “Circuito Pegada Literária”. Sem falar na 13ª edição da “Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas”, realizada simultaneamente a Flipoços, assim como a “Flipocinhos”, um espaço dedicado especialmente as crianças. Sendo que este ano o público infantil também irá desfrutar de um novo espaço exclusivo para recreação, descanso e leitura, criado em parceria com o clube de livros infantis, “Leiturinha”.

Outra novidade é a festa cultural “Flipoços Levedo & Letras”, com shows da banda Cumari Gafieira, artes circenses, e a Kombi Loren com as cervejas artesanais Gorillaz. Há ainda o lançamento do livro “Poços é uma festa – O olhar contemporâneo sobre a história literária da cidade”, uma antologia com textos inéditos de vários autores que estiveram na 10ª edição do Flipoços, em 2015.

O evento contará ainda com um concerto da Orquestra Stravaganzza, um “Encontro de Hip-hop e Arte da Periferia”, exposições de artes, saraus de poesia, a 7ª edição do “Encontro de Educação”, voltado aos profissionais da área, um “Encontro com Escritores de Língua Lusófona”, a “Mostra de Cinema Flipoços”, o workshop “Entre Títulos e Capas: Elementos que enganam na hora de escolher um livro” com Gusttavo Majory, e muito mais.

Confira a programação completa do Flipoços no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário