Feira Internacional do Livro de Buenos Aires 2017

Já começou um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que tem a cidade americana de Los Angeles como convidada de honra.


Em sua 43ª edição, o evento irá reunir mais de 12 mil profissionais do livro e milhares de leitores do mundo inteiro, entre os dias 27 de abril a 15 de maio, no centro de exposições La Rural, na bela cidade de Buenos Aires, na Argentina, considerada o epicentro cultural da América Latina.

Convidados

Assim, durante quase três semanas a feira contará com a participação de mais de cem convidados nacionais e internacionais, como o autor e jornalista peruano Mario Vargas Llosa e o escritor sul-africano John M. Coetzee, ambos prestigiados com o Nobel da Literatura, em 2010 e 2003, respectivamente. Sem falar na autora e jornalista britânica Jojo Moyes (Como eu era antes de você), na escritora irlandesa Cecelia Ahern (P.S. Eu Te Amo), no autor alemão Bernhard Schlink (O Leitor) e no escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón (A Sombra do Vento).

Também estarão presentes no evento o escritor, teólogo e professor universitário brasileiro Leonardo Boff, o poeta, ensaísta e crítico literário uruguaio Eduardo Milán, a ilustradora e autora espanhola Ana Juan, o ensaísta, poeta e linguista peruano Mario Montalbetti, o jornalista, escritor e roteirista colombiano Ricardo Silva Romero e o quadrinista argentino Ricardo Liniers. Assim como o premiado autor francês Pierre Lemaitre e os famosos autores Paula Pimenta (Brasil), Olivier Bourdeaut (França), Etgar Keret (Israel) e Chris Priestley (Reino Unido), entre muitos outros.

A feira do livro também contará com uma forte presença de autores americanos, que irão prestigiar a rica cultura da cidade convidada. Entre eles estarão Gregg Hurwittz (Orfão X), John Katzenbach (O Analista), Maggie Stiefvater (The Raven Cycle), Allen Zadoff (The Unknown Assassin), Héctor Tobar (Na Escuridão), Jim C. Hines (Goblin Quest), e muitos outros. Além de inúmeros editores e personalidades, que compõem a delegação de Los Angeles, que contará com um estande especial de 200 metros quadrados, no coração do Pavilhão Amarelo.

Programação

Durante os três primeiros dias, de 25 a 27 de abril, a feira foi dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial e da educação, que se reuniram para fazer negócios e participar de seminários. Sendo que na quinta-feira, às 18h30, o evento foi aberto ao público, e como em todos os anos, a cerimônia de abertura teve inicio com o tradicional discurso de um proeminente escritor argentino, que nesta edição foi a renomada autora, e jornalista, Luisa Valenzuela.

Logo depois, a feira foi aberta ao público tornando-se uma verdadeira cidade do livro, com aproximadamente 45.500 metros quadrados de exposição e cerca de 1.500 expositores de mais de quarenta países. Assim, durante dezenove dias, incluindo os feriados, a Feira do Livro de Buenos Aires exibe um calendário extenso de mais de mil eventos, como palestras, exposições, shows, apresentações artísticas, lançamentos de livros, workshops, sessões de autógrafos, mesas redondas, homenagens, e muito mais.

A começar pelo XII Festival Internacional de Poesia, que conta com a participação dos poetas Raúl Zurita (Chile), David Huerta (México), Ana Castillo (EUA) e Carlito Azevedo (Brasil), entre muitos outros. Há também a já tradicional “Jornada Microficción”, o “Encuentro Internacional de Narración Oral” e a quarta edição do Diálogo de Escritores Argentinos. Sem falar, na terceira edição do “Encuentro Internacional de Booktubers”, que promove uma convenção de Bloggers e um encontro de Bookstagrammers, como parte do “Movimento Juvenil”.

Já um dos destaques deste ano será a quinta edição do Diálogo de Escritores Latinoamericanos, no qual autores de todo o continente se reúnem, entre os dias 06 a 09 de maio, para compartilhar opiniões, discutir problemas literários comuns e, acima de tudo, estimular a leitura. Assim, durante quatro dias inúmeros convidados como o escritor, cineasta e roteirista Guillermo Arriaga (México), a escritora e poeta Liliana Bodoc (Argentina), o escritor, crítico literário e jornalista Hugo Fontana (Uruguai), o autor e professor universitário Edmundo Paz Soldan (Bolívia) e a autora e jornalista Nélida Piñón (Brasil), irão refletir sobre a literatura, seus desafios e possibilidades.

Sendo que no dia 08 de maio, tem a “Maratón de la Lectura”, na qual inúmeros artistas, autores e personalidades dos meios de comunicação irão ler fragmentos de “Cem Anos de Solidão” do renomado autor Gabriel García Márquez, em uma homenagem ao aniversário de 50 anos da obra. Enquanto que nos dias 12 a 14 de maio acontece um dos eventos mais esperados da feira, o “Encuentro Grandes lectores, grandes escritores”, onde especialistas nacionais e internacionais se reúnem em mesas e conferências para refletir sobre o amor pelo livro e pela leitura, além de discutir as grandes obras e o carinho que elas despertam no público. 

A Educação também terá um destaque especial nesta edição, que conta com três eventos dedicados aos educadores, como a 26ª Conferência Internacional de Educação, o 17º Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia de Ensino, e o 19º Congresso Internacional de Promoção da Leitura e do Livro, que terá a participação de renomados especialistas, como a autora brasileira de literatura infanto-juvenil Marina Colasanti, a escritora espanhola vencedora do Premio Herralde, Marta Sanz, o poeta chileno Elicura Chihuailaf, ganhador do Premio Nacional de Poesía Jorge Teillier, e vários outros.

A feira contará ainda com inúmeros outros espaços, como a “Zona Infantil”, totalmente projetada e desenvolvida para os visitantes mais jovens, a “Zona Futuro”, que reflete sobre o futuro da literatura através de workshops, exposições interativas e conferências, o “Espacio Digital”, território tecnológico onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o universo dos e-books, e a “Zona Explora”, na qual os acadêmicos poderão compreender e apreciar a forma como o conhecimento da ciência e da tecnologia estão presentes em nossas vidas.

Para aqueles que não poderem comparecer a Feira do Livro é possível acompanhar a cobertura do evento pelo YouTube, Twitter e Facebook.

Confira a programação completa da Feira do Livro no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário