Uma mensagem especial no Dia do Livro Infantil

Mais de cem países celebram hoje, 02 de abril, o “Dia Internacional do Livro Infantil”, uma data criada em homenagem ao aniversário do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, considerado o pai dos contos de fadas.


A data foi instituída, em 1967, pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização sem fins lucrativos que representa uma rede internacional de pessoas com o objetivo de inspirar o amor pela leitura nos mais jovens.

Uma mensagem especial

Como ocorre todos os anos, para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a IBBY escolheu um tema e convidou um proeminente autor de um dos seus países membros para escrever uma mensagem de incentivo à leitura para as crianças do mundo inteiro, que é acompanhada por um cartaz, especialmente, criado para esta data por um famoso ilustrador, também do país anfitrião.

Assim, com o tema “Vamos crescer com o livro!”, o país convidado deste ano é a Rússia, sendo representada pelo premiado ilustrador Mikhail Fedorov, e pelo renomado poeta e autor de livros infantis, Sergey Makhotin, que escreve uma mensagem sobre sua experiência com o mundo da leitura, desde sua infância até os dias atuais. 

Vamos crescer com o livro!

Em minha infância eu amei construir casas de blocos e de todos os tipos de brinquedos.
 Em vez de um telhado eu usei frequentemente um livro infantil com ilustrações. Em meus sonhos, eu entrei na casa, deitei-me na cama feita de uma caixa de fósforos e olhei para as nuvens, ou para o céu estrelado. Tudo dependia da ilustração que eu gostava mais.

Eu intuitivamente segui a regra de vida de cada criança que procura criar um ambiente confortável e seguro para si mesmo. E um livro infantil realmente me ajudou a conseguir isso.

Então eu fiquei mais velho, aprendi a ler, e um livro na minha imaginação começou a parecer mais como uma borboleta, ou até mesmo um pássaro, do que um telhado de uma casa. As páginas do livro se assemelhavam às asas, e agitadas. Parecia que o livro deitado no peitoral da janela se apressava para fora da janela aberta em espaços desconhecidos. Peguei-o em minhas mãos e comecei a ler, e o livro começou a se acalmar. Então eu corri para outras terras e mundos, expandindo o espaço da minha imaginação.

Que alegria poder segurar um novo livro nas mãos! No início você não sabe sobre o que é o livro. Você resiste à tentação de abrir a última página. E como ele cheira bem! É impossível dividir esse cheiro em componentes: tinta de impressão, cola ... não, não é. Há um cheiro particular de um livro, um bem emocionante e único. As dicas de algumas páginas ficam juntas como se o livro ainda não tivesse acordado. Ele acorda quando você começa a lê-lo.

Você está crescendo e o mundo ao redor está se tornando mais complicado. Você está enfrentando as perguntas, que nem mesmo um adulto está pronto para responder. No entanto, é importante compartilhar suas dúvidas e segredos com alguém. E é aqui que um livro aparece de novo para ajudar. Muitos de nós provavelmente já nos pegamos pensando: este livro foi escrito sobre mim! E o personagem favorito de repente parece ser como você. Ele experimenta os mesmos problemas e os aborda com dignidade. E outro personagem não é como você, mas você quer que ele seja seu modelo no papel, você deseja ser tão corajoso e engenhoso como ele é.

Quando alguns meninos ou menina diz: "Eu não gosto de ler!" Isso me faz rir. Eu não acredito nessas crianças. Eles comem sorvete, jogam jogos e assistem a filmes interessantes. Em outras palavras, elas gostam de se divertir. E a leitura não é apenas trabalho duro para o desenvolvimento de sentimentos e personalidade, mas antes de tudo é um grande prazer.

Especificamente para esse fim, autores de livros infantis escrevem seus manuscritos.

- Sergey Makhotin

Saiba mais no site oficial do IBBY (em inglês).

Feliz Dia Internacional do Livro Infantil, leitores! 😊

0 Comments:

Postar um comentário