Feira do Livro Infantil de Bolonha 2017

A cidade italiana de Bolonha se torna palco hoje de um dos mais importantes eventos dedicados à literatura infanto-juvenil, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que este ano terá a Catalunha e as Ilhas Baleares como convidadas de honra.


Em sua 54ª edição, o evento que acontece até o dia 6 de abril, no Centro de Exposições de Bolonha, na Piazza Costituzione, contará com uma nova identidade visual criada pela ilustradora Daniele Castellano e pela agência Chialab. Assim como uma área de exposição maior, apresentando um rico pavilhão de novidades e expositores.

Com o tema “O habitat natural para o conteúdo das crianças” (The natural habitat for children's content), a edição deste ano contará ainda com a presença de inúmeros convidados nacionais e internacionais, como o escritor e cartunista americano Jeff Kinney (Diário de Um Banana), o autor, editor e tradutor britânico Daniel Hahn, o quadrinista italiano Lorenzo Mattotti, e o autor e ilustrador australiano Oliver Jeffers, que ao lado do artista britânico Sam Winston criou a obra “A Child of Books”. Há ainda os renomados ilustradores Chris Riddell (Reino Unido), Leigh Hobbs (Austrália), P. J. Lynch (Irlanda), e muitos outros.

A feira do livro

Desde sua primeira edição, em 1964, a Feira do Livro Infantil de Bolonha tem sido dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial internacional, como autores, ilustradores, designers gráficos, tradutores, editores, agentes literários, livreiros, bibliotecários, professores, entre muitos outros. No entanto, pela quarta vez, o evento irá abrir suas portas ao público permitindo a entrada de crianças, jovens e suas famílias, além de milhares de fãs da literatura infantil, da ilustração e de todas as demais formas de narrativa que combinam imagens e palavras, sejam livros ilustrados, quadrinhos ou outros. 

Tanto profissionais quanto o público em geral terão a oportunidade de aprender sobre as últimas tendências da indústria, conhecer os vencedores dos mais prestigiados prêmios internacionais, conferir os últimos lançamentos literários, as grandes exposições e participar de encontros com os autores do momento e os mestres da ilustração da literatura infanto-juvenil.

Além de participar da primeira edição do “BOOM! Crescendo nos livros”, um novo programa de eventos que acontece de 01 a 09 de abril na Feira do livro, em bibliotecas, museus e muitos outros espaços pela cidade a fora. O programa visa as grandes transformações nos últimos anos da produção cultural e artística para crianças e jovens, apresentando mais de 25 exposições, dezenas de eventos abertos ao público, além de workshops, atividades escolares e iniciativas para os mais jovens.

Programação Profissional

Assim, nos próximos quatro dias, cerca de 1.300 expositores de 75 países, além de milhares de profissionais do mundo inteiro, se reúnem em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, para expor seus trabalhos, fazer negócios e participar de palestras, lançamentos, exposições, workshops, conferências, debates e bate-papos sobre os mais variados assuntos, como a literatura, a ilustração, o livro digital, o jornalismo, as graphic novels, a música, o cinema, a arte, a educação, e muito mais, nos diversos espaços da feira do livro.

Como o “Bologna Digital Media” (Hall 32), que retorna a feira depois do sucesso de sua primeira edição, para discutir os principais temas de 2017, como a realidade aumentada, a tecnologia criativa e os novos serviços de impressão. Além das últimas tendências em aplicativos infantis, novas mídias e produções de TV e Cinema. Tudo isso em espaços como o “Café Digital” e a “Sala Digital”, onde os expositores e os visitantes podem experimentar e discutir a inovação na publicação multimídia.

Já uma das maiores novidades da feira é o “The Illustrators’ Survival Corner” (Hall 26), um novo espaço dedicado aos ilustradores iniciantes e profissionais. Um lugar de conforto onde poderão compartilhar experiências, sucessos e preocupações profissionais, assim como participar de um programa diário gratuito de atividades, reuniões e workshops. Outra novidade é a realização de duas importantes conferências, nas quais os mais renomados protagonistas da publicação italiana e internacional irão falar sobre as obras de não-ficção para crianças e a arte narrativa na área infantil.

A Feira do Livro contará ainda com as já tradicionais áreas do “Café Autores”, do “Centro de Tradutores” e da “Exposição Ilustradores”, que terá uma exibição especial de obras dos 75 mais talentosos artistas de 26 países, representantes de diversos estilos e culturas. Entre eles estarão a vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen 2016, Rotraut Susanne Berner, e o vencedor do Prêmio Internacional de Ilustração – Fundación SM 2016, Juan Palomino. 

Há também a exposição “Pop-up show: a magia dentro dos livros” (Pop-up show: the magic inside of books), que apresenta 70 livros em 3D, além de retratar os momentos importantes da história dos pop-ups, expondo as mudanças, as evoluções das construções tridimensionais ao longo do tempo, e as inovações que tornaram essas esculturas de papel cada vez mais complexas e fascinantes. E por falar em exposições, o país convidado de honra do evento irá apresentar a exposição “Sharing a Future”, uma mostra com as obras de 42 ilustradores vindos da Catalunha, de Baleares e Valência.

Além disso, inúmeras premiações e menções honrosas serão realizadas durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, entre elas a segunda edição do Prêmio Strega Ragazze e Ragazzi e a 52ª edição do Bologna Ragazzi Award. Além do anúncio do vencedor do The Astrid Lindgren Memorial Award 2017, que acontece no dia 04 de abril.

Confira a programação completa do evento no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário