Literatura no Oscar 2012

Ao longo dos anos, os produtores de Hollywood têm investido verdadeiras fortunas em adaptações de obras literárias para o cinema.

Tendo a literatura como fonte de inspiração, muitos desses filmes se tornaram campeões de bilheteria, conquistando seu lugar no Oscar, a maior e mais importante premiação do cinema internacional.


Seis filmes baseados em livros estão concorrendo ao Oscar deste ano na categoria de Melhor Filme. Sendo que, três deles também concorrem à categoria de Melhor Roteiro Adaptado, criada especialmente para os longas-metragens baseados tanto em livros quanto em peças de teatro, musicais e até mesmo em um parque de diversões, como é o caso do filme “Piratas do Caribe”. Portanto, os roteiros adaptados partem de histórias que tem uma maior aceitação em outras mídias, como os chamados Best-sellers.

Os indicados

Entre eles está o favorito “A Invenção de Hugo Cabret”, ganhador do Globo de Ouro de Melhor Direção, que recebeu 11 indicações ao Oscar, incluindo ao de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Dirigido por Martin Scorsese, o filme é baseado na obra infanto-juvenil do autor e ilustrador Brian Selznick, escrita em 2007.

Saiba mais sobre Hugo Cabret neste post.



Dirigido por Steven Spielberg, o filme “Cavalo de Guerra” é uma adaptação do romance do escritor britânico Michael Morpurgo, e concorre a seis categorias no Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.



O longa-metragem “Os Descendentes”, indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e outras três categorias, é uma produção dirigida por Alexander Payne, inspirada no livro homônimo da autora havaiana Kaui Hart Hemmings.



O drama “Tão Forte, Tão Perto” dirigido por Stephen Daldry é uma adaptação do livro “Extremamente Alto & Incrivelmente Perto” de Jonathan Safran Foer, e está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante (Max von Sydow).



Uma adaptação do livro “A Resposta” escrito por Kathryn Stockett, o filme “Histórias Cruzadas”, dirigido por Tate Taylor está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Atriz coadjuvante (Jessica Chastain).



Baseado numa história real, o filme “O Homem Que Mudou O Jogo” dirigido por Bennett Miller é uma adaptação do livro “Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game” de Michael Lewis, lançado em 2003. O longa está concorrendo a seis estatuetas, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.



Também concorrendo à categoria de Melhor Roteiro Adaptado está o filme “O Espião que Sabia Demais”, adaptação do livro homônimo do escritor John Le Carré. 



A apresentação do Oscar será às 22h, neste domingo, dia 26 de fevereiro. Agora é assistir e torcer!

2 comentários:

  1. gente, como to alheia ao Oscar esse ano... nao vi nenhum dos filmes...hahahaha


    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que também não dei conta de assistir todos, mas eles estão na minha lista. Ainda esse ano eu vejo todos e mais alguns!

    ResponderExcluir