Bones

O Point Literal estreia, hoje, a coluna “Livros em Séries” com o seriado americano, “Bones”. A coluna, que será publicada na sexta-feira, irá falar sobre livros que se tornaram séries de TV e vice e versa.


“Bones” estreou em 2005 no canal FOX e atualmente se encontra em sua 7ª temporada. Mas o que poucos sabem é que a série é baseada nos livros escritos pela autora norte-americana, Kathy Reichs.

A série

   "Bones" gira em torno da Dra. Temperance Brennan (Emily Deschanel), uma antropóloga forense que ajuda o Agente especial Seeley Booth (David Boreanaz) do FBI, a solucionar crimes, nos quais, geralmente, restam apenas os ossos das vítimas.
    A Dra. Brennan também trabalha no Instituto Jeffersonian em Washington, e escreve romances policiais em suas horas livres. Curiosamente, a personagem principal de seus livros tem o nome de Kathy Reichs.
    Além de parceiros, o agente federal e a antropóloga forense, apesar das inúmeras diferenças, tornam-se grandes amigos, e no final da sexta temporada da série, para alegria dos fãs, os dois iniciam um romance.

A vida imitando a arte

Nascida em Chicago, Kathleen Joan Reichs, ou Kathy Reichs, é uma especialista em antropologia forense e escritora de romances policiais. Parece familiar, não.

A razão disso é que a personagem principal tanto do livro quanto da série é inspirada na vida da própria escritora.

A autora, que tem seu trabalho reconhecido mundialmente, atua para o Gabinete do Diretor de Investigação Médica na Carolina do Norte, e para o Laboratório de Ciências Judiciais e Medicina Legal da província do Quebec, Canadá.

Além de integrar o Conselho Consultivo da Polícia do Canadá e estar entre os únicos cinquenta antropólogos forenses certificados pelo Conselho Americano de Antropologia Forense. Ela também pertence à direção da Academia Americana de Ciências Forenses e é professora de Antropologia na University of North Carolina, em Charlotte.

Um currículo deveras impressionante, assim como o da Dr. Brennan. Porém, o que mais impressiona é o fato de Reichs usar toda a sua experiência profissional para escrever  romances policiais, que acabaram se tornando verdadeiros best-sellers.

Série x Livro

Um dos atrativos da série é a personalidade peculiar da Dra. Brennan, que é bem diferente da personagem dos livros de Reichs, assim como da própria autora.

Emily Deschanel (Bones) e Kathy Reichs / foto: divulgação
Embora seja uma cientista brilhante, a Dra. Brennan, ou Bones, como é chamada por seu parceiro, demonstra uma total falta de habilidade social, sendo exageradamente literal e incapaz de entender gírias, piadas, ironias e frases em sentido figurado, o que proporciona alguns dos momentos mais divertidos da série.

Há ainda vários personagens no seriado que não possuem relação alguma com os livros, como o Dr. Hodgins, Angela, Dr. Sweets, Cam, entre outros que formam a equipe que auxilia Brennan e Booth em suas investigações. 

Na Literatura

O primeiro livro da série intitulado “Déjà Dead”, publicado em 1997, se tornou um best-seller em diversos países, chegando a vencer um dos mais prestigiados prêmios literários, o Arthur Ellis Award, na categoria de Melhor Primeiro Romance.

Desde então, a autora já escreveu 14 livros contando as aventuras da Dra. Brennan, sempre utilizando aspectos da antropologia forense e métodos científicos de investigação que a própria Dra. Reichs usa em sua profissão.

De fato, um dos maiores atrativos da obra é a forma como relata processos científicos reais. Como no romance “Grave Secrets”, no qual a escritora se baseia em sua própria experiência na Guatemala, onde auxiliou na exumação de vítimas lançadas em valas comuns na região do Lago de Atitlán.

Infelizmente, não é possível encontrar a obra completa de Kathy Reichs no Brasil, salvo algumas exceções, como se pode observar no infográfico a baixo.

2 comentários:

  1. Ola sou super fã da serie e gostaria muito de obter os títulos traduzidos existentes.
    Você saberia ma informa como ele se chamam aqui no brasil? ate hoje só consegui o segunda-feira de luto.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Bristow,

    Também sou super fã da série e pelo que eu pude apurar, além do segunda-feira de luto outros cinco títulos foram traduzidos para o nosso idioma. Sendo que o livro Déjà Dead recebeu dois títulos diferentes, que seriam Testemunhas Do Silencio pela Editorial Presença e DÉJÀ MORTA pela Editora Record. Já os outros títulos são:
    Death du Jour(Cadaveres Inocentes)Editorial Presença
    Bare Bones(Ao Encontro dos Ossos)Texto Editores
    Cross Bones(Ossos Cruzados)Texto Editores
    Break No Bones(Ossos Intactos)Texto Editores

    Espero ter ajudado, e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir