Países celebram o bicentenário de Charles Dickens

O mundo comemora, nesta terça-feira, o 200º aniversário do autor e jornalista Charles Dickens, considerado um dos maiores escritores da literatura clássica universal. E como era de se esperar a página inicial do Google exibe seu mais novo doodle em honra ao aclamado autor.


Dickens morreu em junho de 1870 deixando para a humanidade um legado de belíssimas e comoventes histórias, que permanecem populares até os dias atuais.

“Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo”. Estas palavras permanecem gravadas no túmulo do escritor, uma amostra da afeição e admiração que o mundo devota a Charles Dickens.

Celebrações

foto: divulgação
Países de todo o mundo preparam diversas celebrações para este dia. A começar pela Inglaterra, terra natal de Dickens, que irá realizar uma festa popular na cidade litorânea de Portsmouth, onde o escritor nasceu em 1812.

Além disso, o príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, e o conhecido ator Ralph Fiennes irão participar de uma cerimônia no túmulo de Dickens, na abadia de Westminster.

Mas a Inglaterra não é a única a comemorar o bicentenário de Dickens, a Austrália também estará realizando diversas comemorações em honra ao autor. Nesta terça-feira, um grupo de 200 pessoas de todas as partes do país se reuniu, ao redor da estátua do romancista inglês no Parque Centenário de Sydney, para prestar sua homenagem ao escritor.

Outro país a entrar na celebração é Portugal, que irá realizar inúmeros eventos em sua capital, Lisboa, em homenagem a Dickens. Entre os eventos terá a inauguração de duas exposições e uma palestra. Na Biblioteca Nacional é aberta a mostra das edições portuguesas do autor, enquanto que na Hemeroteca Municipal é inaugurada a exposição "Dickens nas Coleções das Bibliotecas Municipais de Lisboa".

E esta noite, às 18h, na Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária, o cineasta Lauro António apresentará a palestra "O Universo de Charles Dickens no Cinema".

Saiba mais sobre a história do autor e suas obras neste post.

0 Comments:

Postar um comentário