Turma da Mônica conquista a China

O livro “Turma da Mônica em Contos Clássicos” do escritor Mauricio de Sousa recebeu este ano, na China, o Bing Xin Prêmio de Literatura Infantil de 2011.

foto: divulgação
A obra ilustrada, de 240 páginas, foi lançada em maio de 2011 pela Sun Ya Publications, de Hong Kong, e apresenta 14 dos contos mais populares dos famosos escritores Hans Christian Andersen, Charles Perrault e os Irmãos Grimm.

Os personagens criados por Mauricio de Sousa protagonizam os clássicos contos “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela”, “O Gato de Botas”, “Rapunzel”, entre outros.

Além de receber o prêmio, o livro passa também a integrar a lista de obras recomendadas para escolas pelo Fórum chinês de leitura infanto-juvenil do século 21.

Prêmio Bing Xin

Bing Xin
Um dos prêmios mais importantes de literatura infantil da China leva o nome da consagrada escritora Bing Xin (1900 a 1999), que teve uma prolífica carreira literária e cujo objetivo principal era educar o público jovem, especialmente as crianças.

Conhecida e respeitada por sua filosofia de amor, perseverança, integridade e otimismo, Bing Xin foi autora de inúmeras obras, dirigente da Federação de Círculos Literários e Arte, e delegada da Assembleia Popular Nacional.

Uma das mais admiradas escritoras chinesas do século XX, ela iniciou um estilo literário, que leva seu nome, e contribuiu muito para o desenvolvimento da literatura infantil na China. Sendo que em sua cidade natal, Changle, na província de Fujian, há um Museu Literário em sua homenagem.

0 Comments:

Postar um comentário