Países comemoram o Dia Mundial da Poesia

Neste primeiro dia de primavera é comemorado, em mais de cem países, o “Dia Mundial da Poesia”. Instituído, em 16 de novembro de 1999, pela UNESCO, com o propósito de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.


Considerada uma manifestação literária, a poesia se diferencia da prosa em forma e conteúdo, sendo escrita em versos.  Talvez a mais antiga das artes, está entre os primeiros registros de diversas culturas letradas, encontrada tanto em antigos monólitos quanto em pedras rúnicas e papiros.

Na verdade, muitas obras antigas, dos vedas indianos (1700-1200 a.C.) à famosa Odisseia (800 - 675 a.C.), parecem ter sido compostas em forma de poesia, com o intuito de facilitar a memorização e a transmissão das histórias nas sociedades antigas.

Ao longo desta semana, as celebrações ocorrem em toda parte. A começar pela IV Semana de Poesia no Rio de Janeiro, que reuniu nomes de peso entre os poetas brasileiros. Aqueles que não puderam participar dos eventos de hoje, não precisam se preocupar, pois a comemoração irá continuar por toda a semana. E nesta terça-feira, às 15h, o grupo "Tapetes Contadores de Histórias" apresentará à prosa e poesia de Carlos Drummond de Andrade por meio de tapetes artesanais, na Biblioteca Popular de Irajá.

Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém programou uma série de espetáculos com a participação do público, como exposições, conferências, maratonas de leitura e oficinas para os menores, além de uma Feira do Livro de Poesia.

Curiosamente, na data de hoje é também comemorado os 150 anos do poeta Rabindranath Tagore, que compôs os hinos nacionais de Bangladesh e da Índia. Além do aniversário de Johann Sebastian Bach, considerado o maior compositor de todos os tempos. Sem falar nos 5 anos da rede social Twitter.

0 Comments:

Postar um comentário