O jornal “The Telegraph”, um dos mais importantes da Inglaterra, tem publicado em sua página online uma matéria dedicada aos grandes vilões da literatura, onde estão listados os 50 maiores vilões existentes tanto em livros quanto em HQs.
Ao final, parece que os vilões clássicos dominaram a lista do jornal, sendo que poucos dos vilões atuais são mencionados, talvez por que muitos façam parte do universo das HQs ou do Cinema.
Dentre esses 50 vilões poucos são conhecidos aqui no Brasil, como a 50ª colocada Helen Grayle/Velma Valento do livro “Adeus, Minha Adorada” (Farewell, My Lovely) de Raymond Chandler ou o 37º colocado Surtur de “A Voyage to Arcturus” (sem tradução no Brasil), de David Lindsay. Já outros são conhecidos mundialmente, como os vilões Iago, Claudius e Edmundo das obras “Otelo”, “Hamlet” e “Rei Lear” de William Shakespeare, que ocupam a quarta, oitava e décima nona posição. Taí um autor que sabe como criar um vilão.
Há quem concorde com o ranking, mas a também quem discorde, afinal o que não falta no mundo literário, seja em livros ou HQs, são vilões.
Como a lista é muito extensa apenas os 20 mais conhecidos constam abaixo. Mas se quiser conferir a lista completa é só acessar o site The Telegraph.
Vejamos o ranking:
Oi,
ResponderExcluirParabéns pelo blog. O descobri a pouco tempo (pra ser mais exato, há alguns minutos atrás) e já me tornei um leitor.
Pretendo voltar mais vezes!
Muito Obrigada Jonathan. Você é sempre bem-vindo!
ResponderExcluirParabéns pelo seu post eu gostei de saber embora você mesma escreve conforme seu relato que: Há quem concorde com o ranking, mas a também quem discorde, afinal o que não falta no mundo literário, seja em livros ou HQs, são vilões.
ResponderExcluircharlesnettoooooooooooo
Obrigada. Pra ser sincera eu também não concordo muito com o raking, acho que o prof. Moriarty merecia uma posição melhor. Mas isso vai de acordo com a opinião de cada um.
ResponderExcluir