Haruki Murakami conquista o XXIII Prêmio Internacional da Catalunha

sexta-feira, março 25, 2011 Iuçara Soares 0 Comentários ,


Haruki Murakami
O escritor japonês Haruki Murakami recebeu, neste mês, o XXIII Prêmio Internacional da Catalunha, atribuído pelo Governo da Espanha, que premia o vencedor com a quantia de 80 mil euros, além de uma escultura de Antoni Tàpies.

Para Xavier Rubert de Ventós, presidente do júri, a obra narrativa de Murakami transcende seu âmbito cultural, tornando-se uma referência internacional da literatura.

"Murakami é um unamuniano (Miguel de Unamuno) porque tem a capacidade de levar as coisas ao limite, além de permitir absorver vários aspetos como o jazz, a pop, a manga, a magia ou a sexualidade", acrescenta Ventós.

Ao tomar conhecimento do prêmio, Murakami diz se sentir honrado, embora não possa estar “completamente feliz”, devido à difícil situação que seu país enfrenta depois do terremoto do dia 11. Em comunicado oficial, Murakami declarou ainda "esperar que a premiação sirva de alento para seus compatriotas".

Sobre o autor

Nascido em 1949 na cidade de Quioto no Japão, Haruki Murakami licenciou-se em literatura e dramaturgia na Universidade de Waseda, e hoje é conhecido como um dos mais populares escritores e tradutores japonês.

O autor escreveu seu primeiro romance, intitulado “Hear the Wind Swing”, em 1970, mas foi em 1987, com a obra “Norwegian Wood”, que seu nome se tornou famoso no Japão.  

Entre seus livros mais recentes, com tradução para o português, está “Sputnik Meu amor” (1999), “Kafka à Beira-mar” (2002), “Crônica do Pássaro de Corda” (2006), “Após o Anoitecer” (2004) e “A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol” (2009). 

Livros mais recentes
Além de escrever best-sellers, Murakani também traduziu, para o japonês, diversas obras de autores ocidentais como F. Scott Fitzgerald, Truman Capote, John Irving e Raymond Carver.

Saiba mais sobre o autor no site Estação Liberdade.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!