Book Trailer, aos moldes de Hollywood

O mercado literário parece ter ingressado de vez na era digital, pois além dos conhecidos e-books surgem os book trailers, vídeos que empregam técnicas semelhantes às dos trailers de filmes, só que produzidos para divulgar livros.


A técnica surgiu em 2002, mas foi apenas em 2005 que passou a ser um requisito quase obrigatório nas editoras americanas. Afinal, foi nessa época que sites como YouTube, MySpace e iFilm tornaram possível aos internautas carregar vídeos online, o que acabou se tornando um fenômeno na web.

Hoje, existe até um concurso para eleger os melhores book trailers, o “Book Trailer Awards”, que em sua última edição escolheu “I am in the Air Right Now”, como um dos favoritos. No Brasil, a técnica ainda não é muito conhecida, e os poucos book trailers que existem no país são feitos pelos próprios autores ou por fãs.

Embora semelhantes, os book trailers, não são exatamente iguais aos trailers cinematográficos, sendo que alguns são produzidos com animação, fotos, ou apenas com músicas e texto. O essencial desses vídeos é que tenham uma boa interpretação da história do livro e de seus personagens. 

Veja alguns book trailers:

Livro "Eu sou o número Quatro" de Pittacus Lore

Livro "Tell me a Secret" de Holly Cupala

Livro “I am in the Air Right Now” de Kathryn Regina

Um comentário:

  1. Muito legal. Coloquei o seu blog no meu também. Como é o nome da ferramenta que vc disse mesmo?

    ResponderExcluir