A Mulher na Literatura

terça-feira, março 08, 2011 Iuçara Soares 0 Comentários ,


A leitora de Jean-Honoré Fragonard
Uma constante na literatura, a mulher, seja como escritora ou como personagem, demonstrou ter o dom de cativar, atrair e seduzir os leitores de sua época.

No romantismo, vistas como inocentes anjos de beleza, assim eram as mulheres do século XIX, como a bela e espirituosa Emma da aclamada escritora Jane Austen. Já no realismo elas eram bem mais "atrevidas" do que românticas, como certa Capitu de Machado de Assis.

Tanto o perfil da mulher, quanto o perfil da literatura sempre estiveram à mercê dos interesses e transformações da sociedade. Assim, com o passar do tempo, o estereótipo da “donzela indefesa” foi sendo substituído pela mulher forte, decidida, independente, mas ainda assim, romântica e apaixonada.

Em uma época machista, mulheres escritoras não eram bem-vindas, mas tão pouco isso as impediu de seguir pelo caminho da literatura, como no caso da escritora e poeta britânica, Emily Brontë, autora do clássico “O Morro dos Ventos Uivantes”, que usava o pseudônimo masculino de Ellis Bell para publicar seus livros.

Divulgação
Essas mulheres, que criaram obras fascinantes e personagens inesquecíveis conquistaram gerações, ocupando hoje um merecido lugar de destaque no mundo literário.

Entre elas está à famosa “Rainha do Crime”, Agatha Christie autora britânica conhecida por seus enredos policiais e de suspense, que criou personagens como o impagável detetive Hercule Poirot e a simpática Miss Marple.

Há também a escritora brasileira nascida na Ucrânia, Clarice Lispector, que ficou conhecida por seus romances que priorizavam a questão existencial, como “A Hora da Estrela” e Laços de Família”.

Sem falar na escritora norte-americana Nora Roberts, com sua personagem, a detetive Eve Dallas, além de Anne Rice e seus sedutores vampiros, e a britânica J.K. Rowlling, autora da saga Harry Potter.

São tantos os nomes de escritoras e personagens que levariam dias, apenas para citar cada uma delas, portanto, são mencionadas aqui apenas algumas das mais conhecidas, como uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!