Nova edição de “As Aventuras de Huckleberry Finn” gera polêmica no meio literário

Um dos clássicos da literatura americana, “As Aventuras de Huckleberry Finn” do escritor Mark Twain terá parte de seu texto alterado por uma editora do Alabama, a NewSouth Books.


Ao que parece a intenção da editora é retirar da obra os termos “nigger” e “injun”, usados de forma pejorativa para se referir aos afro-americanos e ao povo indígena. A NewSouth Books, responsável pela publicação, afirmou que o objetivo é fazer com que a obra seja mais aceita nas escolas. Pois muitas dessas instituições retiraram o livro de seu currículo devido aos termos racistas. Ainda segundo a NewSouth, a mudança foi sugerida por um dos maiores estudiosos de Twain, o professor Alan Gribben, da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos.

No entanto, se por um lado a mudança vai permitir que uma obra clássica volte às mãos dos estudantes sem correr o risco de ofender ou magoar alguém, por outro ela altera a representação de um momento histórico na literatura. Razão pela qual essa mais nova edição do livro tem sido alvo de uma série de críticas no meio literário e na internet, gerando uma intensa discussão sobre direitos autorais e a censura nos Estados Unidos. 

A obra e seu autor

“As Aventuras de Huckleberry Finn”, publicado em 1884, narra as aventuras de um menino e seu amigo ao logo do rio Mississipi em meados do século 19. Os personagens principais são Huck e Jim, que fogem de suas casas descendo o rio Mississipi em busca de liberdade. No meio do caminho se envolvem com famílias que brigam entre si e dois charlatões que tentam enganar uma viúva e sua filha.


Segundo o jornal britânico The Guardian, Twain foi “um crítico apaixonado do racismo americano e doou dinheiro a diversas organizações civis”. Ironicamente, seu livro, que agora é censurado sob a acusação de ser racista, também combatia o preconceito racial. Pois sob a forma de uma simples história infantil, “As Aventuras de Huckleberry Finn” tem a intenção de fazer duras criticas a escravidão, tema quase proibido naquela época.

Para saber mais sobre a vida e obra do escritor Mark Twain consulte o site UOL Educação.

Um comentário:

  1. Clássico exemplo de respeito é de significado mais profundo do que aquilo que às vistas supomos entender.

    ResponderExcluir