Começam os preparativos para Flip 2011

Entre os dias 6 e 10 de julho, a cidade fluminense de Paraty será, mais uma vez, palco de um dos maiores e mais importantes eventos literários do mundo, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

 
“Já estamos trabalhando na Flip 2011, sempre no intuito de manter a qualidade do evento que já conquistou a agenda literária mundial”, comenta Mauro Munhoz, diretor-presidente da Associação Casa Azul, responsável pela realização do evento.

Em sua 9ª edição, a Flip deste ano irá homenagear Oswaldo de Andrade, considerado como o mais inovador dentre os escritores do modernismo.

“Ainda há muito a explorar sobre este pensador de uma miscigenação sem nostalgia da identidade (bem à frente, portanto, do atual discurso multicultural), o crítico da civilização técnica e, sobretudo, o criador de uma poética que restaura o arcaico para se libertar do passado”, comenta Manuel da Costa Pinto, curador da Flip.

Presença confirmada

Faltando poucos meses para sua abertura, o festival literário já conta com a participação de pelo menos oito autores internacionais. Dentre os quais os primeiros a confirmar presença foram Andrés Neuman, um dos destaques da nova geração de escritores da Argentina, e o jornalista americano David Remnick, editor da revista The New Yorker e autor da biografia de Barack Obama.

Também estarão presentes na Flip deste ano, os escritores Valter Hugo Mãe (angolano vencedor do Prêmio Literário José Saramago), a argentina Pola Oloixarac (apontada como a musa desta 9ª Flip), o cartunista Joe Sacco (da badalada reportagem de guerra Notas de Gaza), Franco Moretti (crítico literário autor de A Literatura Vista de Longe), Emmanuel Carrère (escritor, roteirista e diretor parisiense) e o cineasta e jornalista francês Claude Lanzmann.


Confira outras notícias sobre o evento no site oficial da Festa Literária Internacional de Paraty.

0 Comments:

Postar um comentário