Das páginas dos Livros para as telas do Cinema

Os produtores de Hollywood descobriram no mundo literário uma nova fonte de inspiração e lucro, e assim, ao longo dos anos, diversos Best-sellers são transformados em filmes. 


Mas não é qualquer livro que ganha às telas do cinema, na maioria, os escolhidos são aqueles que obtiveram grande sucesso entre o público, os chamados Best-sellers. Assim, os roteiros adaptados partem de histórias que tem uma maior aceitação em outras mídias, sendo consideradas pelos estúdios como uma boa oportunidade de lucro.

Campeões de bilheteria, muitos desses filmes conquistaram seu lugar no Oscar, a maior e mais importante premiação do cinema internacional, sendo julgados nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Este ano, cerca de cinco filmes baseados em livros foram indicados ao Oscar.

Indicados ao Oscar 2011
Entre eles está o faroeste “Bravura Indômita”, dirigido por Joel e Ethan Coen, que baseado no livro “True Grit”, escrito por Charles Portis em 1968, concorreu a outras oito estatuetas, além das de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.



O longa-metragem 127 Horas, indicado ao Oscar de melhor filme, ator, roteiro adaptado e outras três categorias, é uma produção dirigida por Danny Boyle, inspirada no emocionante livro “Between A Rock and A Hard Place”, biografia do alpinista Aron Ralston.



Dirigido por Debra Granik, o filme O Inverno da Alma, é uma adaptação do romance de Daniel Woodrell, e concorreu a quatro categorias no Oscar, a de melhor filme, melhor atriz (Jennifer Lawrence), melhor ator coadjuvante (John Hawkes) e roteiro adaptado.



E o Oscar foi para “A Rede Social”, dirigido por David Fincher e baseado no livro “Bilionários por Acaso – A criação do Facebook” de Aaron Sorkin, que tem como tema principal o Facebook e seu criador Mark Zuckerberg. O filme levou para casa três estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross) e Melhor Montagem.



Indicado a 12 estatuetas, temos o vencedor de 04 Oscars entre eles o de Melhor Filme, “O Discurso do Rei”, que embora seja baseado em um livro concorreu e venceu a categoria de Melhor Roteiro Original, e não a de Roteiro Adaptado. Isso se deve ao fato de que tanto o livro, escrito por de Mark Logue e Peter Conradi, quanto o filme, dirigido por Tom Hooper, surgiram praticamente juntos.



A categoria de Roteiro Adaptado abrange filmes baseados em todo tipo de obras inspiradas tanto em livros, quanto em peças de teatro, musicais e até mesmo em um parque de diversões, como é o caso do filme “Piratas do Caribe”. 

Confira a lista completa dos indicados e vencedores do Oscar 2011 no site Omelete.

0 Comments:

Postar um comentário