Portal Domínio Público cadastra três mil obras por mês

O portal Domínio Público atingiu em janeiro deste ano um total de 187.533 obras registradas em seu acervo digital na forma de textos, imagens, áudio e vídeos.


A biblioteca digital, mantida pelo Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2004, com um acervo inicial de 500 obras, para promover o acesso grátis a literatura, arte e ciências. Hoje, oito anos depois, o conjunto de obras cadastradas chega a cerca de três mil por mês.

De acordo com o MEC, o número considerável de novas mídias é resultado da parceria com outros ministérios e bibliotecas nacionais. "A intenção é de que o Domínio Público deixe de ser apenas um portal do Ministério da Educação, para ser um portal de conteúdo de todo o governo federal", diz José Guilherme Ribeiro, diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do MEC.

Nas férias escolares, o site recebe 500 mil visitas, e dobra a quantidade de acessos durante o período letivo. "O MEC quebrou um paradigma ao começar a oferecer material de qualidade, gratuitamente, sejam filmes, partituras, obras literárias ou animações", afirma Ribeiro.

Dentre todo esse material, os mais procurados, com quase 24 milhões de downloads, são às obras escritas. A Divina Comédia, de Dante Alighieri, poemas de Fernando Pessoa e clássicos de William Shakespeare e Machado de Assis estão entre os mais acessados.

Com 11.906 imagens no acervo, as famosas pinturas do artista plástico, cientista e escritor italiano Leonardo da Vinci, como a Adoração dos Magos, A Última Ceia e La Gioconda, ocupam a liderança na a lista das mais procuradas.


Ainda neste semestre, terá inicio uma nova versão do portal, pois o Domínio Público pretende migrar para a web 2.0, tornando o acesso ao site mais rápido e fácil. Uma rede social educacional, com fórum de discussões de obras, também deve ser inserida nessa nova versão.

Se quiser conhecer as obras disponíveis no site é só acessar o portal Domínio Público.

0 Comments:

Postar um comentário