e-Readers Flexíveis e Coloridos como Papel

Em constante evolução a tecnologia do e-Reader, leitor digital para e-books, tem dominado o mercado mundial, desde seu lançamento em novembro de 2007, criando uma nova tendência no que se refere à leitura.


No entanto, apesar das suas inúmeras vantagens, o leitor digital ainda enfrenta algumas limitações, como a de exibir apenas conteúdo em preto e branco numa tela LCD, que depois de certo período de leitura se torna cansativa para a vista. Porém esse limite está prestes a ser ultrapassado.

Ao utilizar a tecnologia de tinta eletrônica (e-ink), ou papel eletrônico (e-paper), que reflete a luz da mesma forma que o papel, os e-Readers tem se aproximado cada vez mais da sensação de se ler um livro convencional.

Sua mais nova evolução possui telas flexíveis tão finas quanto uma folha de papel. O projeto está sendo desenvolvido pela organização taiwanesa de pesquisa, a Taiwan Industrial Technology Research Institute (ITRI) e por uma das maiores fabricantes mundiais de LCD, a AU Optronics.


“As telas flexíveis são muito finas, cerca de 30 mícrons”, declarou John Chen, diretor-geral da ITRI. “O desenvolvimento do processo de fabricação foi feito pela ITRI enquanto AU cuidará da parte de produção industrial dos produtos”, acrescentou.

O processo foi chamado de FlexUPD, sigla para Flexible Universal Panel for Displays, ou, painel flexível universal para displays. De acordo com o ITRI, “é a tecnologia mais simples e barata para a fabricação em massa de displays flexíveis que simulam papel”.

Uma das intenções do projeto é fazer com que os leitores digitais sejam utilizados principalmente em escolas. Pois sua composição flexível e mais resistente, tornando-o um material adequado também para crianças. A previsão é que o aparelho esteja disponível para venda em 2011.

Mas a evolução não para por aí, pois durante a mostra Flat Panel Display International, em novembro deste ano, no Japão, a E-Ink Corporation, que atualmente domina o segmento e fornece as telas para o Kindle da Amazon, demonstrou o primeiro display colorido para leitores de e-books.


A nova tecnologia, chamada de E-Ink Triton, exibe 16 tonalidades de cinza e milhares de cores. O aparelho será produzido pelo fabricante chinês Hanvon, e terá uma tela de 9,7 polegadas e acesso a internet por Wi-Fi ou 3G. A estimativa de preço está por volta de US$ 440 na China.


0 Comments:

Postar um comentário