6º Fórum das Letras em Ouro Preto

Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, cidade que respira arte, literatura e história, servirá de palco para o 6º Fórum das Letras, até o dia 15 de novembro.

Nesse ano, o evento homenageia a literatura africana na língua portuguesa, devido à sua influência na cultura brasileira, especialmente na história de Minas Gerais, erguida pelas mãos de escravos durante o Ciclo do Ouro.

"O português é a quarta língua mais falada do mundo, mas a literatura produzida nos países lusófonos ainda não é muito difundida no mundo e nem mesmo nos próprios países de língua portuguesa dos três continentes. Por isso, o Fórum das Letras reforça sua missão de promover a interação cultural e literária entre os países que se irmanam no uso deste idioma", diz a coordenadora do fórum, Guiomar de Grammont.

Nos seis dias do fórum, que teve inicio em 10 de novembro, serão realizadas mesas de discussões, palestras e outras atrações. Renomados escritores, estudantes, personalidades e todo o público participam de uma vasta programação.

Entre os escritores confirmados estão os portugueses Luandino Vieira, Inocência da Mata e Margarida Paredes. Os brasileiros Ferreira Gullar, Nei Lopes, Laurentino Gomes, Décio Pignatari, João Paulo Cuenca, Luiz Antônio Simas, Ricardo Aleixo e Júnia Furtado. E os moçambicanos Mia Couto e Paulina Chiziane (primeira mulher moçambicana a publicar um romance) e os angolanos Pepetela, Ondjaki, Carmo Neto, João de Melo, Adriano Botelho e João Maimona.

Durante a programação do evento o público também pode conferir o “Fórum das Letrinhas”, que tem o objetivo de aproximar as crianças do universo literário, e o “Literatura em Cena”, debates a respeito da herança cultural deixada pelos portugueses e escravos africanos.

Além do “Via-Sacra Poética”, projeto com a intenção de promover o encontro do público com autores jovens ou já consagrados, fazendo com que a poesia seja integrada ao cotidiano da população. Sua programação é composta por lançamento de livros, leitura de poesias, exibição de vídeos-poema, performances poéticas, cortejos e shows musicais ligados à literatura.

Há também o “Ciclo Bravo! de Jornalismo e Literatura”, com o intuito de concentrar, em um só espaço, as discussões sobre literatura e jornalismo, duas áreas que têm muito em comum. O encontro, realizado no Anexo do Museu da Inconfidência, contará com a participação de escritores, jornalistas e editores nacionais e estrangeiros.

Para saber mais sobre a programação do evento é só conferir o site oficial do Fórum das Letras.

0 Comments:

Postar um comentário