Chico Buarque vence o Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2010

Menos de uma semana depois de receber o prêmio Jabuti, uma das mais importantes premiações literárias do país, o escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda venceu o Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2010, com o romance “Leite Derramado”.

foto: divulgação
A cerimônia da oitava edição do Prêmio aconteceu ontem à noite na Casa Fasano, em São Paulo, com apresentação do humorista Jô Soares que recriou em palco o talkshow que tem na TV Globo, com banda e tudo.

A noite foi também de homenagem ao escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998, falecido em junho deste ano, que também concorria ao prêmio com o livro “Caim”, mas este foi retirado da lista, após sua morte, a pedido da Fundação Saramago.

Pilar Del Río, viúva de José Saramago, foi quem entregou o troféu, além da quantia de 100 mil, ao escritor, cantor e compositor Chico Buarque. Em cima do palco, Pilar abriu o envelope, dizendo “toda a vida quis dizer isto” e leu o nome do vencedor Chico Buarque e “Leite Derramado”.

Em segundo lugar ficou a obra “Outra Vida” de Rodrigo Lacerda, que recebeu 35 mil reais , e em terceiro ficou “Lar” de Armando Freitas Filho, que ganhou 15 mil reais.

O Prêmio

O Prêmio Portugal Telecom de Literatura foi criado em 2003 pela empresa portuguesa de telecomunicações para prestigiar e divulgar a literatura brasileira, selecionando o melhor livro do ano. A partir de 2007 o prêmio passou a estar aberto a autores de todos os países de língua portuguesa.

Apesar de recente, é considerado um dos prêmios literários mais importantes do Brasil, junto com o Prêmio Jabuti, que lançado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a Câmara Brasileira do Livro.

Desde a primeira premiação, o Jabuti foi se aprimorando e, ao longo dos anos, foi ganhando novas categorias. Hoje contempla desde romances a livros didáticos e desde livros de ilustração a projetos gráficos.

0 Comments:

Postar um comentário