160 anos de Robert Louis Stevenson

O ensaísta, poeta, escritor de romances e livros de viagem, Robert Louis Balfour Stevenson, nascido em 13 de novembro de 1850, comemora na data de hoje, 160 anos.


Nascido em Edimburgo, Escócia, o autor escreveu uma extensa lista de poemas, contos e livros, publicados de 1877 a 1893. Entre suas obras mais famosas estão os clássicos “O Médico e o Monstro”,As Aventuras de David Balfour” também conhecido como “Raptado” e o livro que o imortalizou, “A Ilha do Tesouro”.

Sobre o Autor

imagem: divulgação
Filho único de um próspero engenheiro civil, Stevenson ingressou aos 17 anos, na Universidade de Edimburgo para seguir a tradição de estudos da família, mas acabou desistindo da engenharia, pois não tinha interesse pela área. Mais tarde, com o consentimento do pai começou a estudar Direito, porém nunca chegou a advogar.

Em 1876, o autor conheceu Fanny Osbourne, uma americana com quem se casou no início de 1880, regressando logo depois à Escócia. Por ordem medica, pois sofria de tuberculose, mudou-se com a mulher e o enteado para a Suíça, e em seguida para o Sul da França, à procura de um clima que amenizasse sua doença.

Até que, no ano de 1892, finalmente se fixou com a família em Samoa, onde ficou conhecido como “Contador de Histórias”. Foi nestas ilhas que Stevenson morreu, em três de Dezembro de 1893, aos 44 anos, vítima de um derrame cerebral.

O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro (Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde) é um romance publicado originalmente em 1886, que fala sobre um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson, que investiga estranhas coincidências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o misantropo Edward Hyde.

A obra é conhecida por sua representação vívida do fenômeno de múltiplas personalidades, mostrando que dentro de uma mesma pessoa pode existir tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas. Como um dos trabalhos mais vendidos de Stevenson, o livro inspirou adaptações para o teatro, o cinema, entre outros.

A Ilha do Tesouro

Em pleno século XVIII, numa pequena cidade litorânea da Inglaterra, o jovem Jim Hawkins, cujos pais são proprietários da Hospedaria Almirante Benbow,  relata sua caça ao tesouro. Desde a descoberta do mapa até a volta da ilha, uma história repleta de lutas, motins, astucia e muitos lances de sorte.

A Ilha do Tesouro (Treasure Island), escrito em 1883, é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil. Pois foi nessa obra, que pela primeira vez foram mencionados os mapas do tesouro, as arcas cheias de ouro enterradas e marcadas com um X, além da criação do famoso estereótipo do pirata, com uma perna-de-pau e um papagaio no ombro.

0 Comments:

Postar um comentário