LER - Salão Carioca do Livro 2018

Já começou a segunda edição, do LER - Salão Carioca do Livro, um dos principais eventos literários desse primeiro semestre, considerado o festival dos leitores, criado para incentivar a paixão pelos livros.


O evento, que acontece até domingo, dia 20, conta com uma programação intensa e diversificada, que promete agradar a todos os tipos de leitores, com direito a oficinas, palestras, saraus, lançamentos, exposições, apresentações artísticas, debates e bate-papos com mais de 305 convidados, entre eles grandes autores e ilustradores, como Ziraldo, Ana Maria Machado, Roger Mello e Marina Colasanti, que serão homenageados no Salão do Livro.

Convidados

Entre os convidados também estão confirmados a professora e escritora Conceição Evaristo, a filósofa e escritora Márcia Tiburi, a escritora, professora e curadora Guiomar de Grammont, o poeta Fabrício Carpinejar, o jornalista e biógrafo Ruy Castro, o autor e dramaturgo Walcyr Carrasco, o autor e roteirista de novelas Marcílio Moraes, a historiadora e autora Mary Del Priori, a jornalista e escritora Miriam Leitão, a criminóloga e autora Ilana Casoy e a ilustradora e autora de livros infantis Lúcia Hiratsuka.

Assim como o historiador e escritor Paulo Rezzutti, o cantor e compositor Martinho da Villa, a atriz Cassia Kis, o ator e escritor Lázaro Ramos, a poetiza e atriz Elisa Lucinda, os jornalistas Matheus Leitão, Glória Maria e Daniela Arbex. Além dos autores Cristóvão Tezza, Bráulio Tavares, Maria Valéria Resende, FML Pepper, Raphael Montes, Eduardo Spohr, André Vianco, Affonso Solano, Thalita Rebouças, Luiza Trigo, Isabela Freitas, Carina Rissi, e muitos outros.

Programação

Assim durante quatro dias alguns dos mais renomados escritores, quadrinistas, jornalistas, blogueiros, poetas, ilustradores, atores e diversas personalidades do Brasil, se reúnem para discutir os mais diversos temas, como a literatura e a internet, os livros ilustrados, a poesia, a mulher na literatura brasileira, memórias reprimidas, design de livros, o mercado editorial, a teledramaturgia, as biografias, os ghost writers, e muito mais.

Tudo isso em mais de 250 atividades que acontecem em diversos espaços, como o “Café do Livro Sesc”, onde os autores participam de bate-papos, o “Palco da Palavra Sesc”, que promove debates, apresentações e lançamentos, e o “Espaço Cesgranrio”, que promove conversas sobre grandes temas, apresentação de peças teatrais, declamações e depoimentos de atores. Assim como o “Palco Sarau Sesc”, espaço das declamações e slams de poesia e a área extra, o “Palco Aberto Sesc”, que irá acolher eventos para grandes plateias.

O Salão do Livro conta ainda com o espaço “#Jovem Estácio”, especialmente dedicado aos quadrinhos, a literatura e a cultura geek, onde os leitores mais novos também poderão participar de diversas atividades relacionadas a Literatura Infantil. Tem ainda a “Esquina do Autor”, que exibe os lançamentos das mais de 20 editoras que participam do evento. Sem falar, no “Salão Digital Amazon”, que realiza debates e palestras sobre assuntos atuais como a Fake News! Como combater as notícias falsas e os fatos alternativos na era da pós-verdade, além de oferecer oficinas para autores independentes e painéis para o público interagir. O evento também será palco de um encontro entre escritoras e leitores, promovido pela rede social Skoob.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, o LER - Salão Carioca do Livro, que acontece na Biblioteca Parque do Estado (Av. Presidente Vargas, 1261) no Rio de Janeiro, das 10 às 21h, também marcará a reabertura da Biblioteca Parque ao público. A entrada é gratuita.

Saiba mais sobre o LER no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário