Feira Internacional do Livro de Buenos Aires 2018

Já começou um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que este ano tem a cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, como convidada de honra.


Em sua 44ª edição, o evento irá reunir mais de 12 mil profissionais do livro e milhares de leitores do mundo inteiro, até o dia 14 de maio, no centro de exposições La Rural, na bela cidade de Buenos Aires, na Argentina, considerada o epicentro cultural da América Latina.

Convidados

Durante dezenove dias, a feira conta com a participação de mais de cem convidados nacionais e internacionais, como a escritora sueca de romances policiais Camilla Läckberg (A Princesa de Gelo), a autora canadense Morgan Rhodes (Falling Kingdoms) e os autores americanos Dan Wells (Partials) e Paul Auster (O Livro das Ilusões). Sem falar no autor americano, vencedor do Prêmio Princesa das Astúrias de Literatura 2016, Richard Ford, além do autor e jornalista peruano Mario Vargas Llosa e do escritor sul-africano John M. Coetzee, ambos prestigiados com o Nobel da Literatura, em 2010 e 2003, respectivamente.

Também estarão presentes no evento o neurólogo, etólogo e psiquiatra francês Boris Cyrulnik, a escritora, poeta, filóloga e tradutora literária espanhola Elvira Sastre, a roteirista, escritora e atriz francesa Yasmina Reza, a poeta e dramaturga colombiana Piedad Bonnet, o ilustrador alemão Jakob Hinrichs, e o historiador e autor britânico Peter Burke. Assim como os autores Daniel Munduruku (Brasil), Mónica Bustos (Paraguai), María Sonia Cristoff (Argentina), Jorge Volpi (México), Jorge Carrión (Espanha) e Chris Priestley (Reino Unido), entre muitos outros.

Programação

Durante os três primeiros dias, de 24 a 26 de abril, a feira foi dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial e da educação, que se reuniram para fazer negócios e participar de seminários. Sendo que na quinta-feira, às 17h30, o evento foi aberto ao público, e como em todos os anos, a cerimônia de abertura teve início com o tradicional discurso de um proeminente escritor argentino, que nesta edição foi a renomada romancista Claudia Piñeiro.

Logo depois, a feira foi aberta ao público tornando-se uma verdadeira cidade do livro, com aproximadamente 45.500 metros quadrados de exposição e cerca de 1.500 expositores de mais de quarenta países. Assim, durante quase três semanas, a feira do livro de Buenos Aires exibe um calendário extenso de mais de 1.500 eventos, como palestras, exposições, shows, apresentações artísticas, lançamentos de livros, workshops, sessões de autógrafos, mesas redondas, homenagens, e muito mais.

A começar pelo XIII Festival Internacional de Poesia, que conta com a participação de mais de quarenta poetas, entre eles Elisa Biagini (Itália), Yolanda Pantin (Venezuela), Paula Abramo (México), Soledad Fariña (Chile), e muitos outros. Há também a já tradicional “Jornada Microficción”, o “Encuentro Internacional de Narración Oral” e a quinta edição do “Diálogo de Escritores Argentinos”. Sem falar, na quarta edição do “Encuentro Internacional de Booktubers, que promove uma convenção de Bloggers e um encontro de Bookstagrammers, como parte do “Movimento Juvenil”.

Já um dos destaques da feira será a sexta edição do “Diálogo de Escritores Latinoamericanos”, no qual autores de todo o continente se reúnem para compartilhar opiniões, discutir problemas literários e, acima de tudo, estimular a leitura. Assim, durante quatro dias inúmeros convidados como o escritor e crítico literário Julián Fuks (Brasil), a jornalista e escritora Leila Guerriero (Argentina), o poeta e jornalista Federico Díaz Granados (Colômbia), o escritor Sigfredo Ariel (Cuba), a escritora, jornalista e redatora Natalia Mardero (Uruguay), e escritor, professor e jornalista Juan Villoro (México), irão refletir sobre a literatura, seus desafios e possibilidades.

Sendo que, a feira conta ainda com a “Maratón de la Lectura”, na qual inúmeros artistas, autores e personalidades dos meios de comunicação irão ler trechos das obras do renomado autor argentino Manuel Puig. Enquanto que nos dias 11 a 13 de maio acontece um dos eventos mais esperados da feira, o “Encuentro Internacional”, onde proeminentes especialistas se reúnem em mesas e conferências para refletir sobre os cem anos da reforma e os movimentos estudantis de 1968. 

A Educação também terá um destaque especial na Fil Buenos Aires, que conta com três eventos dedicados aos educadores, como a 27ª Conferência Internacional de Educação, que discutirá questões como o ensino, a integração, as novas tecnologias, a alfabetização, a inclusão na escola, entre outros temas relevantes. Assim como o 18º Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia de Ensino e o 20º Congresso Internacional de Promoção da Leitura e do Livro, que contará com a participação de especialistas reconhecidos, que irão refletir e discutir questões atuais, como a formação de leitores.

A feira contará ainda com inúmeros outros espaços, como a “Zona Infantil”, totalmente projetada e desenvolvida para os visitantes mais jovens, a “Zona Futuro”, que reflete sobre o futuro da literatura através de workshops, exposições interativas e conferências, o “Espacio Digital”, território tecnológico onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o universo dos e-books, e a “Zona Explora”, na qual os acadêmicos poderão compreender e apreciar a forma como o conhecimento da ciência e da tecnologia estão presentes em nossas vidas.

Para aqueles que não poderem comparecer a Feira do Livro é possível acompanhar a cobertura do evento pelo YouTube, Twitter e Facebook.

Confira a programação completa da Feira do Livro no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário