Uma mensagem especial no Dia do Livro Infantil

Mais de cem países celebram hoje, 02 de abril, o “Dia Internacional do Livro Infantil”, uma data criada em homenagem ao aniversário do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, considerado o pai dos contos de fadas.
A data foi instituída, em 1967, pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização sem fins lucrativos que representa uma rede internacional de pessoas com o objetivo de inspirar o amor pela leitura nos mais jovens.

Uma mensagem especial

Como ocorre todos os anos, para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a IBBY escolheu um tema e convidou um proeminente autor de um dos seus países membros para escrever uma mensagem de incentivo à leitura para as crianças do mundo inteiro, que é acompanhada por um cartaz, especialmente, criado para esta data por um famoso ilustrador, também do país anfitrião.

Assim, com o tema “O Pequeno é Grande em um Livro”, o país convidado deste ano é a Letônia, sendo representada pelo premiado ilustrador e artista de animação Reinis Pētersons, e pela renomada poeta e autora Inese Zandere, que escreve uma mensagem sobre a importância da leitura para os mais novos construírem uma ideia do que está a sua volta.

O Pequeno é Grande em um Livro

As pessoas estão inclinadas para o ritmo e a regularidade, assim como a energia magnética organiza aparas de metal em um experimento de física, assim como um floco de neve cria cristais fora d'água. Em um conto de fadas ou poema, as crianças gostam de repetições, refrões e motivos universais, porque eles podem ser reconhecidos de novo a cada vez - eles trazem regularidade a um texto. O mundo ganha uma bela ordem. Ainda me lembro como quando criança lutava comigo mesma por justiça e simetria, por direitos iguais para a esquerda e a direita: se eu batesse uma batida na mesa, contava quantas vezes cada dedo a tocava, de modo que os outros não ficassem ofendidos. Eu costumava aplaudir batendo na minha mão direita com a esquerda, mas depois achei que era injusto e aprendi a fazer do outro jeito - a esquerda com a direita. Essa aspiração instintiva de equilíbrio é engraçada, é claro, mas mostra a necessidade de evitar que o mundo se desequilibre. Eu tinha a sensação de que eu era a responsável pelo equilíbrio de tudo.

A inclinação das crianças para poemas e histórias também se origina da necessidade de trazer regularidade ao caos do mundo. Da indeterminação, tudo tende à ordem. Rimas infantis, canções folclóricas, jogos, contos de fadas, poesia - todas essas formas de existência ritmicamente organizadas ajudam as pessoas pequenas a estruturar sua presença no caos maior. Eles criam uma consciência instintiva de que a ordem é possível no mundo e todo mundo tem seu lugar único nele. Tudo funciona para esse objetivo: a organização rítmica do texto, as linhas de letras e o design da página, a impressão do livro como um todo bem estruturado. O grande é revelado no pequeno e nós modelamos isso nos livros infantis, mesmo se não estamos pensando em Deus ou fractais. Um livro infantil é uma força milagrosa que promove o grande desejo e a capacidade de ser da pequena pessoa. Promove a coragem de viver. Um livro para crianças é uma força milagrosa que promove o grande desejo e a capacidade da pessoa pequena de ser. Promove a coragem de viver.

Em um livro, o pequeno é sempre grande, instantaneamente, não apenas ao atingir a idade adulta. Um livro é um mistério em que algo não procurado pode ser encontrado, ou algo além do alcance de alguém. Aquilo que os leitores de uma certa idade não conseguem captar com suas mentes permanece em sua consciência como uma marca e continua a agir mesmo que não seja completamente compreendido. Um livro ilustrado pode funcionar como uma arca do tesouro de sabedoria e cultura até mesmo para adultos, assim como as crianças podem ler um livro destinado a adultos e encontrar sua própria história, uma sugestão sobre suas vidas em desenvolvimento. O contexto cultural molda as pessoas, estabelece o leito de impressões que chegarão no futuro, bem como as experiências difíceis que terão de sobreviver enquanto se mantêm inteiros.

Um livro infantil significa respeito pela grandeza do pequeno. Significa um mundo que é criado de novo a cada vez, uma seriedade lúdica e bela, sem a qual tudo, incluindo literatura infantil, é apenas um trabalho vazio.

- Inese Zandere

Saiba mais no site oficial do IBBY (em inglês).

Feliz Dia Internacional do Livro Infantil, leitores! 😊

0 Comments:

Postar um comentário