Tem início a Bienal do Livro de Minas

Atenção fãs literários, tem início hoje, às 12h, a tão esperada Bienal do Livro de Minas, que tem como objetivo tornar a leitura um hábito cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.


Em sua terceira edição, o evento, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 18 a 27 de maio, promete uma programação cultural variada e dinâmica, capaz de agradar ao público de todas as idades.

Assim, durante dez dias, a Bienal Mineira reúne em sua programação alguns dos maiores autores e personalidades do país, que irão discutir os mais variados assuntos em espaços como “Café Literário”, “Território Jovem”, “Goleada Literária” e outros.

Serão mais de 150 convidados confirmados, entre eles autores, jornalistas, personalidades e atores. Além dos 160 expositores responsáveis por promover lançamentos e sessões de autógrafos, entre outras ações.

foto:divulgação
“A Bienal do Livro de Minas é um evento que tem como foco os três mais importantes pilares do segmento: o leitor, o escritor e as editoras e livrarias, que serão contemplados por esta iniciativa, pela programação e pela visitação do público”, disse o presidente da Câmara Mineira do Livro, Zulmar Wernke, em comunicado oficial do evento.

Os espaços

Considerado o principal centro de debates do evento, o “Café Literário” receberá jornalistas, escritores e personalidades, que irão debater sobre livros, literatura e temas atuais. Com a curadoria do jornalista e produtor cultural Afonso Borges.


Já no “Território Jovem” serão abordados os temas desta geração de maneira leve e descontraída, reunindo escritores como Thalita Rebouças, uma das autoras preferidas entre os adolescentes, com quase um milhão de livros vendidos. Além do escritor Pedro Bandeira, considerado um dos 25 autores mais admirados do Brasil.

Há ainda o espaço “Livro Encenado”, uma das grandes novidades desta edição, no qual personagens da literatura clássica ganham vida na voz de grandes atores, como Murilo Rosa, Arlete Salles, Antônio Calloni e Milton Gonçalves.

Assim como a “Bienal em Quadrinhos”, um espaço reservado para arte das HQs, com uma programação focada no processo criativo dos quadrinhos e na interação com o público.  Com curadoria de Afonso Andrade, o espaço receberá diversos quadrinistas para sessões de autógrafos, bate-papos, lançamentos, improvisações, entre outras novidades.

As crianças também terão seu lugar garantido no espaço “Mundo dos Livros”, no qual junto com seus pais poderão descobrir o universo da literatura. Com a curadoria da educadora Sandra Bittencourt, do Instituto Aletria, o espaço contará com esquetes teatrais, contações de histórias e apresentações musicais. 

Outra das novidades do evento é o espaço “Goleado Literária”, que irá abordar discussões relacionadas ao futebol, tema de diversos livros e debates no país. Sob coordenação de Bob Faria, o espaço contará com bate-papo entre autores, jornalistas esportivos e personalidades do mundo do futebol.

Homenagem

A Bienal deste ano irá homenagear o escritor Bartolomeu Campos de Queiroz, falecido no mês de janeiro. Para isso o evento criou um espaço especial para o autor, a Biblioteca Mirim Bartolomeu Campos de Queirós, que disponibilizará centenas de títulos para leitura dos visitantes.

foto:divulgação
As obras criadas pelo escritor mineiro também farão parte das contações de histórias agendadas para o Mundo dos Livros. E também será realizada uma sessão no “Café Literário” em homenagem ao autor, tendo como convidadas duas especialistas em seu trabalho. 

O evento também fará uma homenagem aos 110 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade e aos 25 anos de sua morte. Para celebrar a data, foi criada a Praça Drummond de Poesia, um espaço onde novos talentos participarão de saraus com leituras de textos do poeta.

A terceira edição da Bienal do Livro de Minas é uma realização da Fagga|GL exhibitions e da Câmara Mineira do Livro, e acontece hoje às 12h no Expominas na cidade de Belo Horizonte.

Não percam!!!

Saiba mais sobre o evento no site oficial da Bienal do Livro de Minas.

0 Comments:

Postar um comentário