Hoje é o Dia da Toalha!

Em uma homenagem ao autor Douglas Adams e sua obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, fãs do mundo inteiro celebram hoje, 25 de maio, o Dia da Toalha.

"Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha"
Considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial de ficção científica, “O Guia do Mochileiro das Galáxias” é o primeiro volume de uma saga de cinco livros que conta as aventuras de Arthur Dent e seus amigos no tempo e no espaço. 

Utilizando o humor para mostrar sua visão critica e irônica da sociedade, o autor britânico Douglas Adams criou uma obra totalmente imprevisível, na qual nunca se sabe o que acontecerá na próxima página, a não ser o fato de que será algo totalmente insano que renderá muitas risadas ao leitor.

Após a morte de Adams em 2001 seus fãs decidiram criar uma homenagem no mesmo tom de sua obra, com muito humor. E já que o autor dedicou uma página inteira de seu livro mais famoso para falar sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, foi decido que ela seria o tema da homenagem.

Assim, no dia 25 de maio, os fãs da saga e do autor devem carregar com eles uma toalha durante o dia inteiro.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas. Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

O Dia da Toalha é comemorado desde 2001 em diversos países, e também na internet, onde é possível encontrar vários sites com fotos dos fãs que comemoraram a data. Assim, não se espante se encontrar alguém carregando uma toalha por aí.

Curiosamente, hoje também é celebrado o Dia do Orgulho Nerd (Dia del orgullo friki). Instituído na Espanha em 2006, a data remete ao lançamento de “Star Wars” em 1977, um dos filmes mais famosos e cultuados pelos amantes da ficção científica e por toda a cultura nerd.

Feliz Dia da Toalha mochileiros e um feliz Dia do Orgulho Nerd!!! J

Saiba mais sobre a data no site CurtaMais, ou se preferir conheça melhor o Guia do Mochileiro das Galáxias neste post.

2 comentários:

  1. Olá amiga... sabe que eu sempre quis ser mochileira, mas me faltou coragem...
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Oi Valéria... acho que todo mundo, uma vez ou outra na vida, quis colocar uma mochila nas costas e cair na estrada. Eu pelo menos tive... mas também me faltou coragem, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir