A Literatura no Festival de Cannes 2012

Tem início, nesta quarta-feira em Paris, um dos mais renomados prêmios do Cinema mundial, o Festival de Cannes, que este ano irá homenagear a famosa atriz Marilyn Monroe.


Depois do Oscar as adaptações de obras literárias para o cinema agora invadem o Cannes, que em sua 65º edição, tem como missão revelar e valorizar obras para servir a evolução do cinema e celebrar a 7ª arte a nível internacional.

Assim, durante os dias 16 a 27 de maio, o festival irá apresentar cerca de 50 filmes, nas categorias Competição, Un Certain Regard, Fora da Competição, Sessões Especiais e Sessões da Meia-Noite, Cannes Classics e Seleção Cinéfondation. No entanto, apenas 22 longas irão competir pela “Palma de Ouro”, a premiação máxima do evento.

As adaptações

Das páginas dos livros para as telas do cinema temos a obra “On the Road” de Kerouac e “Cosmopolis” de Don DeLillo, ambos protagonizados pelo casal que ficou famoso com o filme “Crepúsculo”.

Kristen Stewart (Bella) interpreta Marylou no romance de Jack Kerouac, “On the Road” (Na estrada), dirigido pelo brasileiro Walter Salles e produzido pelo renomado cineasta Francis Ford Coppola. 


Já Robert Pattinson (Edward) irá estrelar em “Cosmopolis”, o novo filme do cineasta canadense David Cronenberg, uma adaptação do romance de Don DeLillo. Ambos os filmes serão lançados nos cinemas no dia 23 de maio.


Na seleção oficial também concorre à adaptação “The Paperboy” do romancista Peter Dexter, dirigido por Lee Daniels e interpretado por Zac Efron e Nicole Kidman. Assim como o filme “Killing Them Softly”, baseado no romance de George V. Higgins, dirigido Andrew Dominik e estrelado por Brad Pitt. Além do longa “Lawless”, um romance de Matt Bondurant dirigido por John Hillcoat.

Os franceses

Dentre os seis filmes franceses na disputa estão “Vous n'avez encore rien vu”, uma releitura da obra “Eurídice” de Jean Anouilh, dirigido por Alain Resnais. E com estréia prevista para o dia 17 de maio. Além do longa “De rouille et d'os” do diretor Jacques Audiard, adaptado de dois romances da coleção de Craig Davidson, relançados para a ocasião. Tendo sua estréia prevista para o dia 26 de setembro.

Uma homenagem ao diretor Claude Miller, que morreu em 4 abril, também será feita no dia 27 de maio com a exibição de “Thérèse Desqueyroux”, seu último filme adaptado do romance de François Mauriac, com Audrey Tautou.

A Quinzena dos Realizadores

A Quinzena dos Realizadores decorre em paralelo com o evento principal, onde se destacam projetos independentes que variam entre curtas, longas-metragens e documentários.

Dentre eles estão o coreano “Dangerous Liaisons” (As Relações Perigosas) baseado no lendário romance de Choderlos de Laclos, dirigido por Jin-ho Hur. O filme, rodado na China, traz de volta a Xangai dos anos 1930.

Além da adaptação da série de livros infantis “Ernest e Célestine”, de Gabrielle Vincent, com roteiro do escritor Daniel Pennac. O filme de animação é uma realização do trio franco-belga Vincent Patar, Stéphane Aubier e Benjamin Renner.

Um certo olhar

Já na categoria “Un Certain Regard” ou na tradução "Um Certo Olhar", temos o filme “Confession of a child of the century”, dirigido por Sylvie Verheyde e baseado na obra de Alfred de Musset. 

Assim como a obra “11.25 The Day He Chose His Own Fate” dirigida por Kôji Wakamatsu, que conta o trágico destino do escritor japonês Yukio Mishima. E por fim, o longa “Les chevaux de Dieu” do marroquino Nabil Ayouch, adaptado do romance “Les Etoiles de Sidi Moumen” de Mahi Binebine, sobre os atentados de Casablanca em 2003.

Saiba mais sobre o evento no site oficial do Festival de Cannes.

0 Comments:

Postar um comentário