Manuscritos inéditos de “O Pequeno Príncipe” são leiloados na França

Páginas inéditas do clássico da Literatura Infantil, “O Pequeno Príncipe” do autor Antoine de Saint-Exupéry foram descobertas na França no inicio deste ano.

foto: divulgação
As páginas fazem parte de uma coleção de cerca de 30 manuscritos inéditos do autor, que estavam em posse de um colecionador particular, tendo sido doados recentemente a casa de leilões Artcurial.

Os especialistas ficaram surpresos ao descobrir que se tratava de um material totalmente original de uma das obras mais vendidas do mundo.

"Sua caligrafia é terrível, mas conseguimos interpretá-la e percebemos que duas das páginas eram material inédito de O Pequeno Príncipe. Foi um grande choque.", disse Benoît Puttemans do departamento Artcurial de livros, ao jornal britânico The Guardian.

O Pequeno Príncipe

foto: divulgação
A primeira página mostra uma nova versão para o momento em que o pequeno herói chega ao planeta Terra.

Já a segunda página apresenta um personagem totalmente novo na história, um homem apaixonado por palavras cruzadas.

Segundo o manuscrito, esse homem é a primeira pessoa que o pequeno príncipe conhece ao chegar a Terra, mas não pode dar atenção a ele, pois está muito ocupado com seu passatempo.

Falta a ele uma última palavra, com seis letras, que começa com a letra G. No entanto, a página acaba antes de revelar qual é a palavra, deixando em aberto a inúmeras possíveis leituras. Mas há suposições de que tal palavra seja “guerre”, guerra em francês.

O livro, publicado em 1943, é considerado um dos maiores clássicos da Literatura mundial, tendo sido traduzido para mais de 200 idiomas. Sendo que, ao longo de seus 63 anos, chegou a vender mais de 140 milhões de cópias no mundo inteiro.

O leilão

Os manuscritos da obra-prima do escritor francês serão leiloados em Paris no dia 16 de maio. O leilão também incluirá seis capítulos de "Piloto de guerra", uma das obras mais emblemáticas de Saint-Exupéry. Além de "Escalas da Patagônia", um manuscrito autografado, com 24 páginas, de 1932, considerado um dos mais bonitos do autor.

De acordo com a casa de leilões Artcurial, os originais do escritor são raríssimos de encontrar, em especial os do Pequeno Príncipe, o que deve elevar o seu preço. A estimativa é de que o valor das páginas possa chegar a cerca de 50 mil euros, em torno de 125 mil reais.

2 comentários:

  1. Poxa!
    Que legal. Não sabia disso ainda. Já li o livro e vi o filme. Gosto muito!
    Gostei daqui viu? Ainda te espero lá no meu blog.
    Seguindo. Passa lá?
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luana, fico feliz que tenha gostado. Pode contar com a minha visita no seu blog.
    Te vejo lá!
    Abs

    ResponderExcluir