Manuscritos inéditos de “O Pequeno Príncipe” são leiloados na França

quinta-feira, maio 10, 2012 Iuçara Soares 2 Comentários


Páginas inéditas do clássico da Literatura Infantil, “O Pequeno Príncipe” do autor Antoine de Saint-Exupéry foram descobertas na França no inicio deste ano.


As páginas fazem parte de uma coleção de cerca de 30 manuscritos inéditos do autor, que estavam em posse de um colecionador particular, tendo sido doados recentemente a casa de leilões Artcurial. 

Os especialistas ficaram surpresos ao descobrir que se tratava de um material totalmente original de uma das obras mais vendidas do mundo. 

"Sua caligrafia é terrível, mas conseguimos interpretá-la e percebemos que duas das páginas eram material inédito de O Pequeno Príncipe. Foi um grande choque.", disse Benoît Puttemans do departamento Artcurial de livros, ao jornal britânico The Guardian.

O Pequeno Príncipe

foto: divulgação
A primeira página mostra uma nova versão para o momento em que o pequeno herói chega ao planeta Terra. 

Já a segunda página apresenta um personagem totalmente novo na história, um homem apaixonado por palavras cruzadas.

Segundo o manuscrito, esse homem é a primeira pessoa que o pequeno príncipe conhece ao chegar a Terra, mas não pode dar atenção a ele, pois está muito ocupado com seu passatempo. 

Falta a ele uma última palavra, com seis letras, que começa com a letra G. No entanto, a página acaba antes de revelar qual é a palavra, deixando em aberto a inúmeras possíveis leituras. Mas há suposições de que tal palavra seja “guerre”, guerra em francês.

O livro, publicado em 1943, é considerado um dos maiores clássicos da Literatura mundial, tendo sido traduzido para mais de 200 idiomas. Sendo que, ao longo de seus 63 anos, chegou a vender mais de 140 milhões de cópias no mundo inteiro.

O leilão

Os manuscritos da obra-prima do escritor francês serão leiloados em Paris no dia 16 de maio. O leilão também incluirá seis capítulos de "Piloto de guerra", uma das obras mais emblemáticas de Saint-Exupery. Além de "Escalas da Patagônia", um manuscrito autografado, com 24 páginas, de 1932, considerado um dos mais bonitos do autor.

De acordo com a casa de leilões Artcurial, os originais do escritor são raríssimos de encontrar, em especial os do Pequeno Príncipe, o que deve elevar o seu preço. A estimativa é de que o valor das páginas possa chegar a cerca de 50 mil euros, em torno de 125 mil reais.

2 comentários:

  1. Poxa!
    Que legal. Não sabia disso ainda. Já li o livro e vi o filme. Gosto muito!
    Gostei daqui viu? Ainda te espero lá no meu blog.
    Seguindo. Passa lá?
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luana, fico feliz que tenha gostado. Pode contar com a minha visita no seu blog.
    Te vejo lá!
    Abs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!