MEC lança 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa

O evento organizado pelo Ministério da Educação (MEC) irá realizar um concurso de produção de textos que premiará as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.


Com o tema “Escrevendo o Futuro”, a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa tem como objetivo estimular o interesse pela leitura e o desenvolvimento da escrita entre os estudantes de escolas públicas.

O concurso é aberto a professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM). Sendo que as inscrições devem ser feitas até o dia 25 de maio pelo site oficial do evento.

 “O lugar onde vivo”

Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Os estudantes e seus professores irão trabalhar textos de quatro gêneros literários diferentes. Sendo que, os alunos do 5º e 6º anos EF irão competir com poemas, os do 7º e 8º anos EF escreverão textos de memórias literárias, já os do 9º ano EF e 1º ano EM participarão com crônicas e os do 2º e 3º anos EM irão redigir artigos de opinião.

Os professores inscritos deverão orientar seus alunos a escreverem textos originais, de autoria exclusiva dos respectivos alunos. Para isso, serão realizadas, em sala de aula, oficinas de escrita e leitura a partir do material pedagógico distribuído pelo concurso. Dessa forma, tanto professores quanto alunos participam da Olimpíada.

Campanha

Para divulgar o evento, o MEC lançou uma campanha publicitária assinada pela agência Link Comunicação & Propaganda, que investiu em filmes, spots de rádio, cartazes e folders nas escolas de todo o país.

Trabalhando com o mote “Escrever é ser autor da própria história”, a agência criou anúncios mostrando jovens poetas cujos versos ganham vida com as imagens dos lugares que os inspiraram.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Para mais informações consulte o site oficial do concurso.

Assista ao vídeo promocional:

0 Comments:

Postar um comentário