J.K. Rowling recebe prêmio Hans Christian Andersen de Literatura

terça-feira, outubro 19, 2010 Iuçara Soares 0 Comentários ,


A escritora J.K. Rowling, autora da premiada série de livros Harry Potter, recebeu nesta terça-feira o prêmio Hans Christian Andersen de Literatura, em Odense na Dinamarca, cidade natal do autor. 


Foto: Kim Rune/AP
O prêmio, que existe desde 1956, é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (IBBY) para escritores e ilustradores vivos, que podem ser comparados a Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês, nascido em 1805, que escreveu cerca de 160 contos de fadas e poemas até a sua morte em 1875. Ele consiste de uma medalha de ouro, avaliada em mais de US$ 93 mil, que é entregue pela rainha Margarida II da Dinamarca, patrona do prêmio. 


A escritora britânica, Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling é considerada a mulher mais influente do Reino Unido, pelos principais editores de revistas do país. Seus livros, sobre o famoso bruxinho, foram traduzidos em dezenas de idiomas, venderam mais de 400 milhões de exemplares pelo mundo, e renderam à autora cerca de 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004.  

Durante a premiação, Rowling disse que Andersen “criou personagens eternos e indestrutíveis” e que o autor reconheceu que obras para crianças não devem ser “brandas ou sentimentais ou ainda desprovidas de desafios”


Para aqueles que não conhecem, Hans Christian Andersen foi um poeta e escritor dinamarquês, que escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais se tornou mundialmente conhecido como o precursor da literatura infantil. 

E graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, na data de seu nascimento, 02 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

Entre os diversos contos de Andersen alguns dos mais conhecidos são “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”, “A Princesa e a Ervilha”, “A Pequena Vendedora de Fósforos”, e “A Polegarzinha”.


Escultura do Central Park em Nova York

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!