Biblioteca de Fernando Pessoa online

As obras pertencentes à coleção do escritor e poeta português Fernando Pessoa estão agora disponíveis online, possibilitando não apenas sua leitura, como também o seu download grátis.
Até o momento as obras do escritor permaneciam devidamente preservadas numa cave, à qual o público não tem acesso, na Casa Fernando Pessoa, um centro cultural criado em homenagem ao autor. Mas recentemente, em parceria com a Fundação Vodafone, o centro decidiu tornar público o seu acervo por meio da internet.

A digitalização de cada uma das páginas foi realizada por uma equipe internacional de investigadores coordenada por Jerónimo Pizarro, Patrício Ferrari e Antonio Cardiello.

Considerada como a primeira biblioteca portuguesa a ser integralmente digitalizada, ela conta com 1.140 livros, além de manuscritos, ensaios e poemas, anotados pelo próprio autor nas margens de algumas das páginas dos seus livros.

Para tornar mais fácil a pesquisa no acervo, a biblioteca digital também irá dispor de consulta por obra, ano ou ordem alfabética, tendo ainda uma classificação por categorias temáticas.

“Procuramos tornar acessível e simples a compreensão da biblioteca no seu todo e a consulta de cada livro. Destacamos as páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa - ensaios e poemas. Trata-se de uma biblioteca aberta ao infinito da interpretação”, explica Inês Pedrosa, diretora da instituição Vodafone, em nota à Imprensa.

Se quiser conferir a biblioteca, basta acessar o site da Casa Fernando Pessoa.

0 Comments:

Postar um comentário